O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira, afirmou nesta terça-feira (2) que o requerimento que pede o afastamento do superintendente de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, acusado de supostas práticas de assédio moral, será colocado em pauta até a próxima quinta-feira (4).
SAIBA MAIS: MP recomenda que Prefeitura apure denúncias de assédio moral contra Clendes na RBTrans; veja
Segundo Joabe, a votação ainda não ocorreu porque o Legislativo estava priorizando outros projetos considerados urgentes para a população, como a prorrogação do Refis do IPTU e a criação do fundo voltado para a agricultura.
“Agora que esses dois projetos foram aprovados, vamos dar andamento aos demais requerimentos que já estavam protocolados na Casa, inclusive o que trata do afastamento do senhor Clendes Vilas Boas”, explicou.
O parlamentar ressaltou que a Câmara tomou providências assim que recebeu as denúncias, acolhendo as pessoas que procuraram o Legislativo e encaminhando as informações ao MPAC.
“Estamos tratando esse caso com responsabilidade e transparência. O Ministério Público é o órgão competente para investigar e tomar os encaminhamentos necessários”, disse.
A Comissão da Mulher já havia formalizado as denúncias recebidas contra o gestor e encaminhado o caso ao Ministério Público do Acre (MPAC), que deu início às apurações na última semana.
Acusações de favorecimento
Questionado sobre alegações da oposição de que estaria protegendo o superintendente a pedido do prefeito Tião Bocalom, Joabe negou.
“Não existe isso. Temos compromisso com a instituição, com os direitos funcionais, com as pessoas que fizeram denúncias e também com quem vai se defender. O que temos feito é pautado no trabalho e na transparência”, destacou.


