Favorito para relatar o projeto da anistia ao 8 de Janeiro na Câmara, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) votou a favor do regime de urgência para a proposta na noite da quarta-feira (16/9).
Paulinho foi um dos 311 deputados que votaram para aprovar a urgência da anistia e permitir que o mérito do projeto seja votado diretamente no plenário, sem precisar passar pelas comissões.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Paulinho da Força sinalizou apoio a Caiado
2 de 3
Gleisi Hoffmann, Paulinho da Força e Lula se reuniram para selar aliança após desconforto causado por vaias ao líder do Solidariedade
Divulgação
3 de 3
O presidente da Câmara, Hugo Motta
Em seu quarto mandato como deputado, Paulinho apoiou Lula nas eleições de 2022. Em 2025, porém, o cacique do Solidariedade rompeu com o petista e passou a desferir críticas públicas ao governo.
Leia também
-
O favorito para relatar a anistia na Câmara
-
Para aliados, câncer de Bolsonaro ajuda a trazer votos pró-anistia
-
Saiba como votou cada deputado na urgência do PL da Anistia
-
Com anistia e PEC da Blindagem, Dino acelera ação contra emendas
Caciques do Centrão ponderam que a definição final do nome do relator dependerá do encaminhamento que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicano-PB), dará ao assunto nos próximos dias.
Motta, como noticiou a coluna, vem articulando há alguns dias para barrar uma anistia ampla e, como alternativa, aprovar um projeto prevendo apenas a redução de penas.
A expectativa agora é de que Motta anuncie o relator nos próximos dias. Após o anúncio, o escolhido deverá procurar as bancadas de esquerda e de direita para negociar um texto com o maior acordo possível.
