As vendas de veĆculos no Brasil em setembro deste ano registraram um forte crescimento, na comparação com o mĆŖs anterior, mas os dados de produção de automóveis no paĆs apontam para uma retração.
Ć o que mostram os dados divulgados nesta quarta-feira (8/10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de VeĆculos Automotores (Anfavea).
De acordo com o levantamento da entidade, as vendas de carros, veĆculos comerciais leves, caminhƵes e Ć“nibus tiveram um crescimento de 7,9% em setembro, em relação a agosto deste ano.
JĆ” na comparação com setembro do ano passado, a alta foi de 2,9%. Foram vendidos 243,2 mil veĆculos no mĆŖs passado, segundo a Anfavea.
Leia tambƩm
-
Fenabrave: vendas de veĆculos no Brasil crescem quase 8% em setembro
-
Lula vai Ć Bahia inaugurar fĆ”brica de montadora de veĆculos chinesa
-
Toyota faz recall de quase 600 mil veĆculos por problemas no painel
-
Faturamento da indĆŗstria brasileira despenca em agosto, mostra CNI
Produção recua
Por outro lado, de acordo com os dados da associação, a produção de veĆculos no Brasil recuou 1,5% em setembro, tambĆ©m na comparação com o mĆŖs anterior, para 243,4 mil unidades.
Em relação ao mesmo perĆodo de 2024, a produção subiu 5,8%.
āApesar disso, atingimos nesta semana uma produção de 2 milhƵes de unidades de veĆculos no Brasil [no acumulado do ano]. Essa marca, costumeiramente, só era atingida na segunda quinzena de outubroā, comemorou o presidente da Anfavea, Igor Calvet, ao comentar os resultados.
Segundo Calvet, āa manutenção da taxa Selic em 15% ao ano restringe muito as operaƧƵes do setorā. AlĆ©m disso, observou o presidente da Anfavea, o fim do acordo comercial entre Brasil e ColĆ“mbia ā que era o terceiro principal destino das exportaƧƵes de carros brasileiros ā tambĆ©m impactou o resultado.
ExportaƧƵes
As exportaƧƵes, que nos Ćŗltimos meses vinham sendo alavancadas pelo crescimento do mercado interno na Argentina, avanƧaram 26,2% em setembro, na comparação com o mesmo perĆodo do ano passado.
No mĆŖs passado, de acordo com a Anfavea, foram exportados 52,5 mil veĆculos nacionais.
