Ícone do site ContilNet Notícias

Apagão no Acre foi parte de pane nacional causada por incêndio em subestação no Paraná

Por Vitor Paiva, ContilNet

Um apagão que deixou diversas cidades do Acre e de outros estados brasileiros sem energia na noite de segunda-feira (13) foi provocado por um incêndio em uma subestação localizada no Paraná, segundo informou o Ministério de Minas e Energia (MME). O problema teve repercussão nacional e afetou todas as regiões do país.

Problema atingiu todas as regiões do país/Foto: Reprodução

VEJA MAIS: Apagão atinge Rio Branco e vários municípios do Acre; Energisa emite nota

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência aconteceu às 0h32 desta terça-feira (14), quando um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou o desligamento de toda a estrutura de 500 kilovolts (kV), interrompendo a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

No momento da falha, a Região Sul exportava cerca de 5 mil megawatts (MW) de energia para o Sudeste. A interrupção afetou aproximadamente 10 mil MW de carga em todo o país, atingindo os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Segundo o ONS, a perda de carga foi de cerca de 1.600 MW no Sul, 1.900 MW no Nordeste, 1.600 MW no Norte e 4.800 MW no Sudeste. Assim que a ocorrência foi identificada, equipes iniciaram o processo de restabelecimento da energia. Em até uma hora e meia, o fornecimento já havia sido retomado nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. No Sul, a normalização completa ocorreu por volta de duas horas e meia após o início da falha.

Situação no Acre

No Acre, o apagão foi registrado em várias cidades, incluindo Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Acrelândia e Manoel Urbano. A falta de energia começou por volta das 23h e gerou transtornos em diferentes setores, como comércio e serviços.

Em nota, a Energisa Acre informou que a interrupção foi causada por uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), sem relação com a concessionária.

“Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia. O restabelecimento do serviço será feito à medida que a ONS autorizar”, explicou a empresa.

O ONS informou ainda que uma reunião com os principais agentes envolvidos foi marcada para esta terça-feira (14), e uma análise detalhada do episódio deve ser concluída até sexta-feira (17).

Com informações da Agência Brasil.

Sair da versão mobile