O Governo do EspĂrito Santo publicou nesta segunda-feira (6) o edital do concurso pĂșblico para o cargo de Oficial Investigador de PolĂcia (OIP) da PolĂcia Civil do EspĂrito Santo (PCES). O certame oferece 1.052 vagas, com salĂĄrio inicial de R$ 8.539,34.
As inscriçÔes estarĂŁo abertas de 16 de outubro a 16 de novembro, e deverĂŁo ser feitas pelo site da banca organizadora, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). A prova objetiva estĂĄ prevista para o dia 1Âș de fevereiro de 2026.
O anĂșncio foi feito pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço â que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida â nas redes sociais. TambĂ©m participaram da divulgação o secretĂĄrio de Estado da Segurança PĂșblica e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e o delegado-geral da PCES, JosĂ© Darcy Arruda.
âSerĂŁo mais mil novos investigadores para fortalecer o trabalho da nossa PolĂcia Civil. Ă a maior recomposição de efetivo da histĂłria da corporação e de toda a ĂĄrea da segurança. Vamos continuar investindo forte e trazendo resultados para a população capixabaâ, afirmou Casagrande.
Ferraço destacou que a iniciativa representa um marco histĂłrico para a segurança pĂșblica do EspĂrito Santo.
âEssa Ă© mais uma ação do nosso Governo que entra para a histĂłria. A maior recomposição de todos os tempos, numa Ășnica vez, nos quadros da PolĂcia Civil. Ă uma demonstração clara de que investir em segurança Ă© prioridade. Estamos no caminho certo e nĂŁo vamos descansar atĂ© tornar o EspĂrito Santo um dos estados mais seguros do Brasilâ, afirmou.
O Ibade serĂĄ responsĂĄvel pela coordenação, planejamento e execução do concurso. Os interessados devem acompanhar as atualizaçÔes no site da PolĂcia Civil do EspĂrito Santo (www.pc.es.gov.br) e nas publicaçÔes do DiĂĄrio Oficial do Estado.
Novo cargo unifica funçÔes e moderniza investigaçÔes
O cargo de Oficial Investigador de PolĂcia (OIP) foi criado pela Lei Complementar nÂș 1.093, sancionada em novembro de 2024. A nova função substitui os antigos cargos de Investigador, EscrivĂŁo e Agente de PolĂcia, reunindo suas atribuiçÔes em uma Ășnica carreira.
A carreira Ă© regida por estatuto prĂłprio e prevĂȘ ingresso por concurso pĂșblico, com etapas que incluem prova objetiva, exames fĂsicos e psicolĂłgicos, investigação social e curso de formação profissional.
Com jornada de 40 horas semanais, os novos servidores poderĂŁo atuar em regime diĂĄrio ou de plantĂŁo e ser convocados em situaçÔes excepcionais, como calamidades pĂșblicas. Entre as atribuiçÔes do OIP estĂŁo a realização de diligĂȘncias investigativas, cumprimento de mandados judiciais e apoio a operaçÔes de inteligĂȘncia.
A progressão na carreira serå baseada no desempenho e tempo de serviço, valorizando o desenvolvimento profissional dentro da instituição.


