A presença da ex-jogadora de basquete, Hortência Marcari, em Sena Madureira, na tarde desta quinta-feira (30), deixou inúmeros corações marcados e olhos marejados.
Além de espalhar um carisma irradiante, a medalhista olímpica ministrou uma palestra — cujo tema foi “Lições de uma vida: estratégias, valores e atitudes de uma campeã” — para alunos, servidores públicos e parte da comunidade. Ninguém saiu ileso depois de ouvir a esportista contar um pouco da sua história de vida e os recursos que utilizou para superar as adversidades ao longo da trajetória, vencendo preconceitos e alcançando um sucesso sem precedentes.
Iniciativa importante
Parabéns ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e dos secretários Luiz Calixto e Márcio Pereira, pela iniciativa. Também fez questão de marcar presença no evento a vice-governadora Mailza Assis, que apoiou a ação desde sua divulgação e acompanhou de perto o momento pra lá de emocionante.

O secretário de Governo, Luiz Calixto, e a vice-governadora Mailza Assis fizeram a recepção da esportista/Foto: Reprodução
Reconhecimento
A palestra de Hortência foi possível graças às emendas dos deputados Gilberto Lira (UB) e Pablo Bregense (PSD), que mostraram que o recurso, quando bem destinado, faz diferença em qualquer lugar.
Uma atitude que serve de exemplo para outros parlamentares, que podem usar suas emendas para tocar mentes e corações. Obras físicas são importantes, mas as nossas crianças também precisam de bons exemplos — e de ouvir boas histórias. Se é possível imaginar, também é possível fazer.

Essa foi a primeira vez de Hortência no Acre. Foto: José Caminha/Secom
Mazinho Serafim
Mesmo indiretamente, o ex-prefeito da cidade, Mazinho Serafim, também foi um dos grandes entusiastas do projeto. Isso porque abriu as portas de sua casa e recebeu os organizadores do evento, após a palestra, com um jantar especial — com direito a música e muita diversão.
Ausência lamentável
Uma situação causou certo estranhamento em quem marcou presença no evento: a ausência do prefeito da cidade, Gerlen Diniz. Apenas o vice-prefeito Evis Dany compareceu à abertura da agenda, mas durante a palestra, não havia ninguém da Prefeitura. Lamentável.
Uma ação dessa magnitude deveria ter contado com a presença maciça da Prefeitura e o apoio direto do prefeito, já que a grande beneficiada é a população — que teve a oportunidade de ouvir uma das figuras mais importantes do esporte brasileiro e aprender muito, sem custo algum.
Também não faria sentido levar a discussão sobre a ausência injustificável do prefeito e de sua equipe para o lado político, já que ele faz parte do grupo do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis. Ou não? Fica aí o questionamento.

