Lula volta de reunião com Trump “apenas com uma foto”, diz Eduardo

lula-volta-de-reuniao-com-trump-“apenas-com-uma-foto”,-diz-eduardo

O deputado Eduardo Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (29/10), em entrevista ao Metrópoles, ter sido informado por integrantes do governo dos Estados Unidos que a reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada na Malásia, não trouxe avanços nas negociações para o fim das tarifas comerciais e sanções impostas a autoridades brasileiras. Segundo ele, Lula voltou do encontro “apenas com uma foto”.

“Existem pessoas que atualmente ocupam posições importantes no governo Trump, com quem os contatos são diretos. Eu acho que ficaram cantando muita vitória para absolutamente nada. O governo entrou na mesa pedindo a revogação da tarifa de 50%. Depois, também pediu para reaver os vistos que foram cancelados e, por último, pleiteou a retirada da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barsi de Moraes”, disse Eduardo.

3 imagensEduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo afirmam que sanções dos EUA a Barroso serão mantidasEduardo Bolsonaro diz não ter havido avanço na reunião entre Lula e TrumpFechar modal.1 de 3

Lula e Trump na Malásia

@ricardostuckert2 de 3

Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo afirmam que sanções dos EUA a Barroso serão mantidas

Reprodução / X3 de 3

Eduardo Bolsonaro diz não ter havido avanço na reunião entre Lula e Trump

Reprodução / X

“Nesse rápido encontro que ele [Lula] teve, de pouco mais de 30 minutos, ainda deu um jeito de encaixar o tema Venezuela, deixando para trás a pauta que, teoricamente, seria a principal: a questão da tarifa de 50%, aquela chamada de tarifa Moraes. Lula absolutamente não conseguiu vitória nenhuma. Fez uma viagem longuíssima até a Malásia — pelo menos 20 a 24 horas de viagem — e retornou apenas com uma foto”, avaliou o deputado.

Eduardo Bolsonaro disse ainda não ter ficado surpreso com a expressão sorridente de Trump na foto com Lula. Segundo o parlamentar, o ex-presidente dos EUA teria agido apenas como “político”.

Leia também

“O feedback que nós tivemos é que realmente não ocorreu nenhuma evolução. Não há no horizonte uma melhoria nessa relação. Uma foto não basta. Quando Trump saiu da presidência, ele fez um álbum de fotos, Our Journey Together. Sabe quem mais aparece nesse álbum? Xi Jinping, o líder estrangeiro que mais aparece nesse registro. Então, não é porque Trump tirou uma foto sorrindo que ele vai mudar da água para o vinho”, afirmou.