Mesmo sem o título de príncipe, retirado pelo irmão, o rei Charles III, devido ao envolvimento com a rede criminosa do empresário Jeffrey Epstein (1953-2019), Andrew continua na linha de sucessão ao trono britânico — embora no fim da fila. De acordo com o Daily Mail, apesar de toda a polêmica envolvendo o membro da família real, a hierarquia dos herdeiros da coroa não sofrerá mudanças.
Com o veredito do monarca de remover o título de príncipe do irmão, o pai das princesas Eugenie e Beatrice passará a ser chamado apenas de Andrew Mountbatten-Windsor. Conforme comunicado do Palácio de Buckingham, Charles enviou mandados reais ao Lorde Chanceler para garantir a remoção dos títulos de duque de York, príncipe e alteza real de Andrew.
Leia também
-
Entenda a relação de Andrew e Epstein, que motivou punição de Charles
-
Ex-princesas? Status de Eugenie e Beatrice após Andrew perder título
-
Rei Charles expulsa o irmão Andrew de mansão de 31 quartos; saiba mais
-
Viagem de William ao Brasil acelerou decisão de Charles em punir irmão
A medida sem precedentes tomada pelo rei está relacionada ao envolvimento de Andrew no esquema de exploração sexual do empresário Jeffrey Epstein. O irmão de Charles nega relação com os casos de abuso e tráfico de mulheres, entretanto e-mails enviados por ele foram vazados e revelaram associação na série de crimes.
O filho da rainha Elizabeth II também foi despejado de suas acomodações em Royal Lodge, instalada nos terrenos do Palácio de Windsor.



Príncipe Andrew na coroação do irmão mais velho, o rei Charles
Yui Mok – WPA Pool/Getty Images
O irmão do rei Charles está envolvido em escândalos de abuso sexual
Chris Jackson/Getty Images
Andrew perdeu o título de príncipe em uma decisão sem precedentes do rei Charles
Max Mumby/Indigo/Getty Images
A decisão do rei Charles visa afastar Andrew da família real de vez
Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images
Linha de sucessão ao trono britânico
Primogênito de Charles, o príncipe William lidera a linha sucessória ao trono britânico. Em seguida, vem o príncipe George, de 12 anos, filho mais velho de William. As terceira e quarta posições são ocupadas pelos seus outros dois filhos, Charlotte, de 10 anos, e Louis, de 7. Os três são frutos do casamento com Kate Middleton.
Harry, embora tenha renunciado às funções na realeza em 2020, é o quinto colocado. E seu primogênito, Archie, de 7 anos, está em sexto lugar. A sétima posição é da caçula do duque de Sussex com Meghan Markle, Lilibet Diana, de 4 anos. Já Andrew vem como oitavo colocado.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.



