Anvisa: agência determina o recolhimento de marca de pratos plásticos por risco à saúde

anvisa:-agencia-determina-o-recolhimento-de-marca-de-pratos-plasticos-por-risco-a-saude

Em decisão publicada nesta quarta-feira (5/11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, a importação, a distribuição e a propaganda de pratos plásticos de uma marca após identificar risco à saúde dos consumidores.

Os itens recolhidos pela agência são da marca Guzzini. O produto em questão é o Prato de Sopa Plástico Blues, código 229596, fabricado pela empresa Refemabim Comércio Importação e Exportação de Eletro Eletrônicos Ltda.

Veja as fotos

Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
AnvisaCrédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Divulgação
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)Divulgação
EBC
Shampoos populares são proibidos pela Anvisa por irregularidadesEBC
Anvisa
Shampoos populares são proibidos pela Anvisa por irregularidadesAnvisa
Reprodução Agência Brasil
Fachada da AnvisaReprodução Agência Brasil

De acordo com a Anvisa, testes realizados para verificar o nível de migração de melamina — material usado na fabricação dos pratos — mostraram resultados não satisfatórios. As substâncias presentes no plástico podem passar para o alimento, especialmente em contato com calor, podendo trazer riscos à saúde.

Em sua decisão, a agência explicou que materiais e utensílios destinados ao contato com alimentos precisam passar por avaliação antes de chegar ao mercado. O processo analisa a segurança do material e verifica se ele libera componentes em quantidades que ultrapassem os limites permitidos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ainda reforçou que consumidores devem evitar o uso de utensílios plásticos de origem duvidosa, especialmente aqueles que entram em contato com alimentos quentes, para evitar problemas na saúde.