Alice Wegmann, que interpretou Solange Duprat no remake de Vale Tudo, se manifestou nas redes sociais nesta quarta-feira (5/11), pouco depois de virem à tona denúncias de Taís Araújo, protagonista da novela, contra Manuela Dias, que foi autora da nova versão da trama.
No Instagram, Alice compartilhou uma publicação originalmente feita pela influenciadora Tia Má, há algumas semanas, exaltando a trajetória de Taís Araújo e sua relevância para a representatividade.
O que diz o post
“O nome dela é Tais Araújo… @taisdeverdade mas poderia ser grandeza, realeza… Ela é luz, ilumina onde chega e acende caminhos e possibilidades. Celebramos a sua existência e agradecemos pela sua Resistência! Seguimos… porque vc fez e faz história com sua presença.”
Ao republicar a homenagem, Alice escreveu: “O dia a dia mais brilhante é ela”.
Repercussão
Nas redes sociais, internautas interpretaram o post como um gesto público de apoio de Wegmann à colega de trabalho. “Todo mundo do elenco apoiando o lado certo”, escreveu um usuário no X ao destacar a publicação de Alice Wegmann no Instagram.
“Até Alice Wegmann está se posicionando a favor da Taís. O balanço caixão da Manu está saindo melhor do que a encomenda”, comentou outro internauta, fazendo referência às polêmicas envolvendo a autora.
Entenda a polêmica
A postagem ganhou destaque por ter sido publicada no mesmo dia em que surgiram notícias sobre a queixa de Taís contra Manuela Dias. Segundo a Folha de S.Paulo, Taís teria procurado a autora em agosto para demonstrar insatisfação com os rumos da protagonista Raquel.
A atriz relatou que vinha sendo cobrada por integrantes de movimentos negros em razão de sua personagem estar associada a estereótipos ligados à pobreza e sofrimento de pessoas negras. A conversa teria evoluído para uma discussão após Manuela discordar das críticas de Taís.



Alice Wegmann compartilhou post nas redes.
Reprodução/Redes sociais.
A atriz Taís Araújo
Reprodução/Internet.
A atriz Taís Araújo
Reprodução/ Instagram
Alice Wegmann
Reprodução
Alice Wegmann
Reprodução.
Manuela Dias
Reprodução/TV Globo
Tais Araújo e Manuela Dias brigam no Compliance da Globo
Globo
Denúncia ao compliance
Depois do episódio, Taís Araújo apresentou uma queixa ao compliance da Globo, em razão do descontentamento com o direcionamento da personagem.
A intenção, segundo a publicação, era propor reflexões sobre a representação de pessoas negras nas novelas da emissora.
Ainda de acordo com o jornal, Taís também teria apontado que sua protagonista estava perdendo espaço na trama. Pouco tempo depois, ela concedeu entrevista à revista Quem, onde desabafou sobre o rumo da personagem.
A fala teria desagradado Manuela Dias, que, por sua vez, entrou com uma denúncia interna alegando que Taís quebrou o código de conduta da Globo.
Desde então, as duas não têm mantido contato. Fontes próximas à atriz afirmam que ela não guarda mágoa da autora e que seu objetivo é ampliar o debate sobre a representação de pessoas negras nas telenovelas da emissora.





