O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, acontece quando um vaso que leva sangue ao cérebro entope (isquêmico) ou rompe (hemorrágico). Como consequência, o indivíduo pode morrer ou ficar com sequelas, das mais leves às mais severas.
Leia também
-
AVC: conheça os principais fatores de risco do derrame e como prevenir
-
Café da manhã do bem: o que comer para evitar infarto e AVC
-
AVC: jovem de 20 anos relata único sintoma que sentiu antes de derrame
Para evitar que o quadro, recomenda-se o consumo de vegetais, grãos integrais, legumes, fontes de gorduras boas e frutas vermelhas, especialmente o mirtilo, afirma a nutricionista Leticia Gasparetto. Apesar de pequeno, o alimento tem efeito positivo no corpo.
“O mirtilo é rico em antioxidantes potentes que reduzem inflamações e protegem os vasos sanguíneos, deixando a circulação mais leve, mais fluida e menos sujeita a formar placas que entopem e dão início ao caos vascular”, explica a profissional ao Metrópoles.



Os mirtilos contribuem para diminuição do estresse oxidativo e a inflamação
Getty Images
A fruta tem vitaminas, minerais e fibras na composição
Getty Images
Essas frutas são ricas em antioxidantes
Pexels
Morangos e mirtilos são frutas que melhoram a saúde cerebral
GettyImages
O mirtilo integra nutrientes que beneficiam o organismo
Getty Images
Além disso, o mirtilo ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, diminui o estresse oxidativo e ainda dá aquela força para manter a pressão arterial mais estável.
Segundo Leticia Gasparetto, comer um punhado por dia equivale a “colocar um escudo de proteção nos vasos, sem drama, sem radicalismo”.
No entanto, ela alerta: “A fruta não é mágica, mas quando entra na rotina, vira aquela peça estratégica que trabalha silenciosamente para manter seu cérebro bem nutrido, com sangue fluindo do jeito certo e com bem menos risco de AVC. É simples, gostoso e faz diferença.”




