Yara Frateschi (foto de destaque), uma das filhas do ex-deputado do PT Paulo Frateschi, que morreu após ser esfaqueado pelo próprio filho, Francisco Frateschi, nessa quinta-feira (6/11) revelou, durante o velório do pai, que o irmão não sabe o que fez e que ele está com uma doença psíquica.
Segundo Yara, Francisco não está ciente de nada e segue internado. Paulo Frateschi, de 75 anos, foi atingido com golpes de arma branca pelo filho de 34 anos, que estava em surto psicótico. A mãe de Francisco, Yolanda Vianna, de 64 anos, também ficou ferida na ocasião.
“Ele não é um monstro. Ele merece ser tratado com amor e com respeito nesse momento […] Francisco é um menino maravilhoso. O Chico nunca levantou a voz para uma pessoa, nunca bateu em uma pessoa. Por onde passou, levou alegria e amor”, disse a irmã.
Yara também contou que a relação de Francisco e Paulo era de muito amor e carinho. De acordo com ela, Chico tinha um carinho imensurável pelo pai.
“O Chico foi um menino muito machucado, que perdeu os dois irmãos mais novos em acidentes e por uma coisa inacreditável, também sofreu um acidente há alguns anos e o meu pai e a mãe dele, a Yoyo, cuidaram dele. Eles tinham um amor por ele e o Chico [tinha] uma gratidão infinita pelos pais”, admitiu.
Leia também
-
Ex-deputado Paulo Frateschi tem velório aberto ao público nesta sexta
-
“Surto psicótico”: filho que matou ex-deputado tratava bipolaridade
-
Lula lamenta morte de ex-deputado petista: “Coração partido”
-
Irmã ferida em ataque que matou ex-deputado do PT presta depoimento
Paulo Frateschi está sendo velado na manhã desta sexta-feira (7/11) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na zona sul da capital.
Figuras históricas do PT participam do velório. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou a agenda em Belém para participar da cerimônia.
A saída do cortejo da Alesp ocorrerá às 14h, com destino ao Cemitério Memorial Parque Jaraguá, na zona norte. O sepultamento está previsto para as 15h30.
Ex-deputado morto
Paulo Frateschi morreu, após ser esfaqueado pelo filho, Francisco Frateschi, de 34 anos, em São Paulo. O ex-parlamentar foi levado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu.
Segundo informações da Polícia Militar, equipes da corporação foram acionadas para atender a uma ocorrência na qual um homem em surto havia agredido o próprio pai com golpes de arma branca na Vila Ipojuca, zona oeste da capital. De acordo com o boletim de ocorrência, Paulo Frateschi foi atingido no abdômen.
9 imagens



Fechar modal.
1 de 9
Frateschi (no meio) com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica (esquerda) e o presidente brasileiro Lula (PT)
Reprodução/ Facebook
2 de 9
O ex-deputado estadual e ex-presidente estadual do PT em SP Paulo Frateschi
Divulgação/Alesp
3 de 9
Paulo Frateschi foi presidente do PT estadual de SP
Reprodução/ Facebook
4 de 9
Francisco Frateschi, filho do ex-deputado Paulo Frateschi
Reprodução
5 de 9
Francisco Frateschi, filho do ex-deputado Paulo Frateschi
Reprodução
6 de 9
Francisco Frateschi com o pai, o ex-deputado Paulo Frateschi
Reprodução
7 de 9
Francisco Frateschi e a mãe, Yolanda Vianna
Reprodução
8 de 9
Francisco Frateschi com o pai, o ex-deputado Paulo Frateschi
Reprodução
9 de 9
Francisco Frateschi e a mãe, Yolanda Vianna
Reprodução
Yolanda Vianna teve um deslocamento no ombro e vai precisar passar por intervenção cirúrgica. A outra irmã de Francisco, Luisa, de 42 anos, também foi ferida.
De acordo com a PM, o ex-deputado entrou em parada cardiorrespiratória, foi socorrido pelo resgate e encaminhado ao Hospital das Clínicas. Francisco foi contido e “conduzido para providências legais”, ainda segundo a corporação.
Pessoas ligadas à família relataram que o casal e o filho vivem em Paraty e estavam na capital paulista para que Francisco passasse por atendimento psiquiátrico. Ele estaria sob efeito de medicamentos desde a última sexta-feira (31/10).
Paulo Frateschi, que foi deputado estadual entre 1983 e 1987, também foi presidente estadual do PT em São Paulo. O partido lamentou a morte.
“Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e pela busca de um país mais justo”, afirmou, em nota, o diretório nacional do partido.
Oceanógrafo e marinheiro
Nas redes sociais, Francisco Frateschi falava sobre a vida em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, onde a família vive e tem um barco.
Em um post de agosto de 2022, ele comentou que, além de oceanógrafo, havia acabado de concluir um curso que o credenciou como profissional aquaviário.
“Receba!!! Além de oceanógrafo, marinheiro! Aí, mãe, seu filho também é um profissional aquaviário formado pela Marinha do Brasil”, escreveu. “E viver em Paraty tem me oferecido muitas oportunidades, vivências e encontros com pessoas incríveis e maravilhosas.”
