Líderes mundiais posam para a “foto de família” antes da COP30, em Belém

lideres-mundiais-posam-para-a-“foto-de-familia”-antes-da-cop30,-em-belem

Líderes mundiais posaram para a tradicional “foto de família” na manhã desta sexta-feira (7/11), às vésperas do início da COP30, em Belém (PA). A tradição acontece sempre antes da conferência e reúne os principais líderes da Cúpula de Líderes do evento.

A foto tem o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao centro, por ser o país que sedia a COP este ano. O registro foi feito no segundo dia de cúpula, evento que antecede a conferência. A COP terá início somente na próxima semana, de 10 de novembro ao dia 21.

Veja as fotos

Divulgação: Ricardo Stuckert
Lula com NoruegaDivulgação: Ricardo Stuckert
Reprodução: YouTube/CanalGov
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)Reprodução: YouTube/CanalGov
Reprodução: Instagram/@lulaoficial
Davi Alcolumbre e Lula celebram aprovação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil mensalReprodução: Instagram/@lulaoficial
Foto: Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do BrasilFoto: Ricardo Stuckert
Divulgação: YouTube/Canal Gov
Lula na MalásiaDivulgação: YouTube/Canal Gov

Segundo o Itamaraty, a cúpula busca dar “direção política” às negociações, apesar de não ter caráter deliberativo. “A cúpula não é deliberativa. O que é deliberativo é a COP. Não há ideia de documento final na cúpula, isso será da conferência”, explicou o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente.

A cúpula reúne governantes, vice-presidentes e ministros de cerca de 140 países. Os Estados Unidos, no entanto, é um exemplo de país que não mandou representante para o evento.