“Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, retorna a SP em montagem inédita

“opera-do-malandro”,-de-chico-buarque,-retorna-a-sp-em-montagem-inedita

O Brasil está no radar de grandes produções para versões nacionais no teatro musical. “Diana – A Princesa do Povo”, “Tina Turner” e “Shrek” são alguns dos espetáculos garantidos para 2026. Mas o mercado não se mantém aquecido apenas com adaptações. Prova disso é o clássico “Ópera do Malandro”, escrito por Chico Buarque em 1978, que retorna ao palco em São Paulo. No elenco, nomes como José Loreto, Totia Meireles e Amaury Lorenzo brilham em uma montagem inédita na visão de Jorge Farjalla.

A produção nacional poderá ser assistida a partir de 23 de janeiro de 2026 no Teatro Renault. O novo espetáculo celebra os quase 50 anos do texto e é uma ode a Chico Buarque, atualmente com 81 anos. “Ópera do Malandro – Musical” liga a encenação à “Ópera dos Três Vinténs”, obra de Brecht.

Veja as fotos

Crédito: Reprodução Instagram @operadomalandromusical
“Ópera do Malandro – Musical” estreará com nova montagem, em SP, em 2026Crédito: Reprodução Instagram @operadomalandromusical
Crédito: Reprodução Instagram @operadomalandromusical
Totia Meirelles será Vitória Régia no musical “Ópera do Malandro”Crédito: Reprodução Instagram @operadomalandromusical
Crédito: Reprodução Instagram @operadomalandromusical
Amaury Lorenzo será Chaves/Tigrão no musical “Ópera do Malandro”Crédito: Reprodução Instagram @operadomalandromusical
Crédito: Reprodução Instagram @operadomalandromusical
José Loreto será Max Overseas Navalha no musical “Ópera do Malandro”Crédito: Reprodução Instagram @operadomalandromusical

Com estética única e inovadora, além de tom ainda mais festivo, a montagem celebra a brasilidade, o folclore e a cultura popular. A Umbanda e o povo da rua também são enaltecidos na produção que marcou gerações.

Elenco de peso e enredo consagrado

Em 2026, o espetáculo contará com artistas de peso e já conhecidos do grande público. Dezenas de atores estarão no palco, entre eles José Loreto (Max Overseas Navalha), Totia Meirelles (Vitória Régia) e Amaury Lorenzo (Chaves/Tigrão).

Na história, Max Overseas Navalha (José Loreto) é um contrabandista bem-sucedido. Ele se casa às escondidas com Teresinha (Carol Costa), filha de Duran (Ernani Moraes) e Vitória Régia (Totia Meirelles). Os pais da moça são donos de uma rede de bordéis e aspirantes à alta sociedade. Enfurecidos com o casamento da filha, eles planejam um golpe contra o malandro. O enredo é costurado por corrupção, extorsão, mentiras, traições e muita música.

Serviço

“Ópera do Malandro – Musical”

Quando: de 23 de janeiro a 15 de março de 2026, de sexta a domingo;

Onde: Teatro Renault, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411, na Bela Vista, São Paulo/SP;

Duração: 120 minutos, sem intervalo;

Valores: de R$ 25 (meia) a R$ 350 (inteira);

Ingressos: vendas abertas no site da Tickets For Fun e na bilheteria oficial do teatro.