Programa “Presídios Leitores” será implantado em Sena Madureira

No próximo dia 19, haverá uma oficina em Sena Madureira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Campus/Sena Madureira, estará implantando brevemente o programa “presídios leitores” que atenderá reeducandos do presídio Evaristo de Moraes, em Sena. A iniciativa está sendo coordenada pela professora Maria Ana Morais, do Ifac, que é Doutora em Letras.

Como o próprio nome sugere, o programa visa estimular a prática da leitura entre os reeducandos. Sendo assim, além de adquirir novos conhecimentos, eles também terão amortização em suas penas. Pela lei do Brasil, a cada livro que é lido, o apenado tem direito a 4 dias de remissão.

Nesse contexto, o reeducando precisa comprovar sua efetiva participação no projeto | Foto: Cedida

”A leitura abre a nossa mente. Então, ler significa abrir a mente para o mundo e que é necessário nos dias atuais em que temos uma tecnologia avançada. Se você se prende apenas as redes sociais, perde um pouco do que o mundo está mostrando e a leitura abre a sua mente para que você compreenda o que está se passando ao nosso redor”, destacou Maria Ana Morais.

Nesse contexto, o reeducando precisa comprovar sua efetiva participação no projeto. Para tanto, ao final da leitura do livro ele terá que produzir uma espécie de redação que será avaliada. “Percebemos a necessidade que eles tinham de comprovar que tinham lido esses livros. Com isso, a Ufac, o Ifac, o Tribunal de Justiça, o Iapen, a Secretaria de Educação e a Academia Acreana de Letras se juntaram e temos um projeto que corrige essas redações que saem do presídio – o chamado banco de avaliadores”, acrescentou.

Cabe destacar que o referido programa já encontra-se ativo em outros presídios no estado | Foto: Cedida

No próximo dia 19, haverá uma oficina em Sena Madureira para quem pretende ser avaliador voluntário do programa. A capacitação ocorrerá no auditório do Ifac, em Sena, das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 17 horas.  Quem pretende participar da oficina e se tornar um voluntário deverá fazer a inscrição até o dia 14 desse mês pelo Instagram: presídios_leitores.programa.

Cabe destacar que o referido programa já encontra-se ativo em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Senador Guiomard e Rio Branco.

PUBLICIDADE