A primeira turnê do príncipe William pelo Brasil — e por um país da América Latina — teve um ponto central: a quinta cerimônia do Prêmio Earthshot, realizada na noite da última quarta-feira (5/11), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Considerado o Oscar da Sustentabilidade, o evento reuniu celebridades nacionais e internacionais no monumento da Cidade Maravilhosa.
Leia também
-
Saiba tudo o que rolou na cerimônia do prêmio do príncipe William
-
William vai a Belém para representar rei Charles em reunião da COP30
Na noite deste domingo (9/11), o herdeiro do trono, que já voltou para o Reino Unido, fará uma aparição no programação Domingão, apresentado por Luciano Huck, que atuou como mestre de cerimônias na premiação.

“O Prêmio Earthshot existe para homenagear os inovadores, os criadores, os criativos, os líderes. Quando eles vencem, todos nós vencemos”, destacou o príncipe William. Ao todo, 15 projetos estiveram entre os finalistas e cinco ganharam o valor de 1 milhão de libras, o equivalente a R$ 7 milhões, para ampliar a atuação da iniciativa.
No discurso durante a cerimônia, William salientou que desde a criação do Prêmio Earthshot, em 2020, “muito já foi conquistado”. “Os nossos finalistas são um exemplo brilhante de como podemos construir economias mais fortes, projetar cidades mais sustentáveis e criar melhores empregos para a próxima geração”, defendeu.
Um dos projetos vitoriosos tem o DNA brasileiro: o Re.green, na categoria Proteger e restaurar a natureza. Conforme o site do prêmio, a iniciativa utiliza a inteligência artificial e dados de satélite para tornar o reflorestamento rentável: “Restaurando as florestas Amazônica e Atlântica em grande escala, protegendo a biodiversidade vital e apoiando as comunidades locais.”

Por ser voltada à proteção do meio ambiente e à sustentabilidade, a premiação tem um green carpet, ou seja, o tapete verde, fazendo referência à natureza. Pela “passarela”, transitaram artistas da música brasileira e do exterior, ex-atletas campeões do mundo, campeã olímpica, lideranças indígenas e até o prefeito de Londres.
Enquanto alguns fizeram carão para as câmeras no tapete verde, outros esbanjaram simpatia ao posar para selfies com fãs, o príncipe William, inclusive, não resistiu à súplica de admiradores reais e sorriu para os flashes.


Veja os cliques da fotógrafa Nina Quintana, que registrou quem esteve na ilustre premiação, além de registros dos fotógrafos do Palácio de Kensington:




































































































Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

