Uma situação inusitada movimenta o futebol paraense na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Torcedores do Paysandu, já rebaixado para a Série C de 2026, iniciaram uma campanha pedindo que o time perca a próxima partida contra o Coritiba, neste domingo (9/11), às 20h30, em Belém. O motivo é simples: uma vitória do adversário pode dificultar o acesso do maior rival, o Remo.
Nos comentários de publicações recentes do clube no Instagram, multiplicam-se as mensagens de torcedores defendendo que o time “entregue” o jogo. Entre as frases mais curtidas estão “Entreguem para o Coritiba”, “Só a derrota interessa” e “Podem perder”. A partida colocará frente a frente o lanterna, já sem chances de permanência, e o líder da competição.
Veja as fotos
Rivalidade e reflexos na tabela
Se vencer, o Coritiba chegará a 64 pontos e ficará ainda mais próximo de garantir o retorno à Série A, restando apenas duas rodadas para o fim da competição. Já uma derrota do Paysandu teria efeito direto na luta pelo acesso, prejudicando o Remo, terceiro colocado com 58 pontos, três a menos que o líder e empatado com a vice-líder Chapecoense.
O Leão Azul enfrenta o Novorizontino fora de casa em um confronto direto pelo G-4. O time paulista está em quinto lugar, com 56 pontos, e ainda sonha com o acesso. Caso consiga se manter entre os quatro primeiros, o Remo voltará à elite do futebol brasileiro após 32 anos (a última participação ocorreu em 1994). Nas rodadas seguintes, o clube paraense ainda enfrenta Avaí e Goiás e precisa de, no mínimo, duas vitórias.
Equilíbrio na reta final
A Série B 2025 é uma das mais equilibradas dos últimos anos. Após 35 rodadas, onze equipes ainda mantêm chances matemáticas de subir. Do segundo ao sétimo colocado, a diferença é de apenas três pontos, e os quatro primeiros garantem vaga na elite.
Segundo projeção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coritiba tem 99,37% de chances de acesso. A Chapecoense aparece com 88,2%, o Remo com 68,6% e o Athletico Paranaense com 61,3%. Na sequência, aparecem Novorizontino (33,7%), Criciúma (27,2%) e Goiás (16,9%).
Com possibilidades menores, mas ainda existentes, surgem CRB (3,2%), Atlético Goianiense (1,1%), Avaí (0,36%) e Cuiabá (0,039%). A rodada final da competição está marcada para o dia 23 de novembro, às 16h30, com todos os jogos sendo disputados simultaneamente.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!



