STF decide manter prisão preventiva de Bolsonaro em votação unânime

stf-decide-manter-prisao-preventiva-de-bolsonaro-em-votacao-unanime

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, na manhã desta segunda-feira (23/11), a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL). Por unanimidade, os ministros decidiram manter o ex-presidente preso.

Moraes, Flávio Dino, Carmén Lúcia e Cristiano Zanin fecharam o placar em 4 a 0 a favor da medida que manteve a prisão preventiva de Jair Bolsonaro.

Veja as fotos

Reprodução CIME
Reprodução CIME
Reprodução/Redes Sociais | Gustavo Moreno/ STF
Reprodução/Redes Sociais | Gustavo Moreno/ STF
Reprodução / GloboNews
Jair Bolsonaro na PFReprodução / GloboNews
Reprodução: Band
Jair BolsonaroReprodução: Band
Foto: Reprodução/TV Globo
Jair Messias BolsonaroFoto: Reprodução/TV Globo

Alexandre de Moraes iniciou o julgamento expondo seu posicionamento. “Voto no sentido de referendar a decisão de converter as medidas cautelares anteriormente impostas em prisão preventiva de Jair Messias Bolsonaro”, disse ele, que ainda destacou que Bolsonaro “violou dolosa e conscientemente o equipamento de monitoramento eletrônico, conforme comprova o relatório da SEAP/DF”.

A prisão preventiva do ex-presidente foi decretada na madrugada do último sábado (22/11). Conforme a decisão inicial de Moraes, a violação da tornozeleira eletrônica e a vigília convocada por um dos filhos do preso – o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – indicaram um planejamento de fuga do político.

No último domingo (23/11), durante uma audiência de custódia, Jair Bolsonaro explicou os estragos detectados em sua tornozeleira e disse que foram causados devido a um “surto” provocado pela combinação de dois medicamentos controlados.