O município de Vilhena (RO) vai oferecer gratuitamente o medicamento Mounjaro (tirzepatida) para pacientes com obesidade grave. A primeira fase do programa, que será lançada no dia 15 de dezembro, deve atender cerca de 80 moradores acompanhados pelas unidades básicas de saúde.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, poderão participar pessoas com índice de massa corporal (IMC) acima de 40, além de pacientes com diabetes ou hipertensão. O tratamento contará com acompanhamento multiprofissional, envolvendo médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, para estimular mudanças de hábitos e reduzir riscos de doenças como infarto, AVC e complicações do diabetes.
O Mounjaro foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em junho deste ano para o tratamento da obesidade. O medicamento age no controle da glicose e na redução de peso, sendo a primeira medicação capaz de atuar simultaneamente nos receptores de dois hormônios ligados ao apetite.
Para ter acesso ao programa, os moradores devem procurar a unidade básica de saúde de referência e atualizar seus dados.
Fora do programa municipal, o custo do Mounjaro varia conforme a dosagem: a aplicação de 2,5 mg custa, em média, R$ 1.907,29. Já o valor da versão de 5 mg ainda não foi divulgado.
Veja mais:
- Presidente do Senado teria recebido canetas Mounjaro de investigado pela PF; entenda
- Operação da PF mira venda ilegal de Mounjaro: suspeito oferecia remédio pelas redes sociais
- Anvisa aprova uso de Mounjaro para tratamento da apneia
