O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, não se manifestou sobre a polêmica envolvendo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). E nem deve fazê-lo. Ciro se encontra em viagem aos Estados Unidos e não deve se manifestar sobre o assunto até segunda ordem.
Ciro está nos Estados Unidos visitando um de seus quatro filhos, que lá reside. Antes dos EUA, esteve em Portugal para proferir uma série de palestras.
A pendenga entre Michelle e os três filhos mais velhos de Jair Bolsonaro diz respeito às articulações para a eleição de 2026 no estado do Ceará.
Neste domingo (30/11), Michelle Bolsonaro participou do lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo-CE) para o governo do estado. No discurso, fez indiretas criticando a aproximação de líderes locais do PL, como o deputado André Fernandes, com Ciro Gomes – atualmente no PSDB. Fernandes diz que a aliança com Ciro teve o aval de Jair Bolsonaro.
“É sobre essa aliança que vocês se precipitaram a fazer. Eu tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita, assim não dá”, disse Michelle.
À coluna Igor Gadelha, no Metrópoles, Flávio Bolsonaro retrucou que Michelle estaria “atropelando” o acordo autorizado pelo pai.
“A Michelle atropelou o presidente Bolsonaro, que havia autorizado o movimento do deputado André Fernandes no Ceará. E a forma como ela se dirigiu a ele, talvez nossa maior liderança local, foi autoritária e constrangedora”, diz.
No PSDB, é a de que Ciro não deve comentar este tema: trata-se de uma disputa envolvendo uma mulher, e comentários desastrados sobre mulheres já causaram problemas para Ciro Gomes no passado.
