Pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17/12), aponta que 47% dos brasileiros se posicionam contrários ao PL da Dosimetria. Conforme o levantamento, 24% são favoráveis à redução das penas, 19% são a favor de penas ainda maiores e 10% não souberam responder.
A pesquisa aponta ainda que 53% dos brasileiros não sabia da aprovação do projeto de lei que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros presos no 8 de Janeiro. Outros 47% estavam cientes do aval positivo da Câmara para a proposta.
Leia também
-
CCJ do Senado: pedido de vista adia análise do PL da Dosimetria por 4h
-
CCJ do Senado rejeita adiamento de análise do PL da Dosimetria
-
Dosimetria: relatório na CCJ do Senado beneficia só envolvidos no 8/1
-
Relatório do PL da Dosimetria resgata defesa de anistia por Lula e PT
O levantamento foi realizado entre 11 e 14 de dezembro, com brasileiros acima dos 16 anos e 2.004 pessoas. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais.
PL da Dosimetria e anistia
Outro questionamento feito aos entrevistados foi se o PL da Dosimetria foi aprovado para reduzir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ou de todos. A essa pergunta, 58% responderam que foi para reduzir a pena do ex-chefe do Planalto, e 30% disseram que era para todos. Cerca de 12% não responderam.
Ainda sobre a possibilidade de anistia aos condenados pela trama golpista, 44% se colocaram contra; 36% a favor para todos, incluindo Bolsonaro; e 10% a favor apenas para os manifestantes do 8 de Janeiro. Outros 10% não souberam se manifestar.
O Projeto de Lei nº 2.162, o PL da Dosimetria, foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora está em análise no Senado. A votação da proposta deve ocorrer ainda nesta quarta-feira (17/12).
Antes de expor o seu parecer à CCJ, o relator senador Esperidião Amin (PP-SC) fez alterações no texto que chegou da Câmara dos Deputados, limitando a redução de penas somente para condenados pelos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
