Início / Versão completa
Destaque 2

Fazenda é obrigada a recuperar 46 hectares desmatados ilegalmente após acordo com o MPF

Por Vitor Paiva, ContilNet 12/12/2025 10:08 Atualizado em 12/12/2025 16:09
Publicidade

O MPF firmou termo de compromisso com o proprietário da Fazenda Bom Lugar, em Boca do Acre (AM), para garantir a recuperação ambiental e impedir a continuidade de danos causados por desmatamento ilegal entre 2020 e 2022. O acordo, assinado em 3 de dezembro, reconhece a derrubada de mais de 46 hectares na área rural, conforme polígonos identificados no período.

Publicidade

O gado produzido em área de desmatamento ilegal não pode ser comercializado/Foto: Reprodução

Segundo o MPF, o desmatamento ocorreu após 22 de julho de 2008, marco definido pelo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), que determina a suspensão imediata de atividades produtivas em áreas de reserva legal desmatadas ilegalmente após essa data. A Fazenda Bom Lugar havia sido incluída em protocolos de monitoramento que restringem a comercialização de produtos provenientes de áreas irregulares. Com o termo, o imóvel volta a ser considerado apto, condicionado ao cumprimento das obrigações pactuadas.

O proprietário assumiu compromissos válidos por cinco anos, incluindo cessar atividades produtivas na área desmatada, apresentar relatórios técnicos anuais a partir de junho de 2026, registrar o acordo na matrícula do imóvel e pagar indenização de cerca de R$6,1 mil ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. O termo integra a iniciativa Carne Legal, que atua na Amazônia para garantir origem regular na produção de carne e combater desmatamento ilegal, trabalho escravo e invasões de terras protegidas.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.