Depois de virar alvo de críticas nas redes e nos bastidores da política, o SBT resolveu se pronunciar sobre a última polêmica. A presidente da emissora, Daniela Abravanel Beyruti, filha de Silvio Santos, divulgou nesta segunda-feira (15/12) uma carta aberta para responder à reação negativa à inauguração do SBT News, novo canal de notícias do grupo. O gatliho de toda essa treta foi a presença do presidente Lula no evento de lançamento, o que desagradou parte do público bolsonarista, incluindo Zezé di Camargo, que se disse “traído” pela emissora.
Leia também
-
Saiba vezes que Zezé di Camargo falou de política e criticou Lula
-
Festa com Virginia no SBT termina em confusão; saiba bastidores
-
Rinaldi Faria cita “maldosos” e diz se saída do SBT foi por conflito
-
Lula na Sapucaí em 2026? Escola de samba antecipa bastidores
No texto, Daniela tenta baixar a temperatura e puxa o discurso para o terreno do diálogo. Ela afirma que o SBT não tomou partido, reforça a ideia de imparcialidade e diz que a emissora seguirá mostrando fatos, sem “lado” e sem interferências externas. A executiva também cita pesquisas internacionais de confiança no jornalismo do canal e recorre ao legado do pai para sustentar a proposta do novo projeto.
Confira abaixo a carta aberta na íntegra!
“Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.
Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.
Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.
O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.
Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo.
Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.
Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos.
A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News.
Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.”
5 imagens


Fechar modal.![]()
1 de 5
Patrícia Abravanel, Daniela Beyruti, Lula, Janja e Alckmin
Reprodução/ @ricardostuckert
2 de 5
Íris Abravanel, Lula, Janja e Renata Abravanel
Reprodução/ @ricardostuckert
3 de 5
Reprodução/SBT News
4 de 5
Lula discursa em evento do SBT, em São Paulo
Foto: SBT
5 de 5
Ministro Alexandre de Moraes, ex-jogador Ronaldo Fenômeno e o presidente Lula
Ricardo Stuckert/PR
