Fundador do MBL propÔe rebaixar o Acre a território e ofende bancada federal

Renan Santos, um dos criadores do Movimento Brasil Livre e prĂ©-candidato Ă  PresidĂȘncia, atacou polĂ­ticos acreanos e questionou o modelo de representação do estado

Por Redação ContilNet 15/12/2025

Uma fala feita em tom provocativo por Renan Santos, fundador do Movimento Brasil Livre (MBL) e prĂ©-candidato Ă  PresidĂȘncia da RepĂșblica, reacendeu um debate sensĂ­vel no Acre e gerou indignação entre lideranças polĂ­ticas do estado. Em participaçÔes recentes em podcasts, o dirigente do MBL defendeu a possibilidade de o Acre deixar de ser estado e voltar Ă  condição de territĂłrio federal.

Ao comentar o modelo de representação polĂ­tica brasileira, Renan usou comparaçÔes com grandes centros urbanos para sustentar seu argumento. “O Acre inteiro Ă© um bairro de SĂŁo Paulo”, afirmou, ao questionar o fato de o estado possuir trĂȘs senadores e oito deputados federais.

Fundador do MBL propÔe rebaixar o Acre a território e ofende bancada federal

Renan Santos, fundador do MBL e prĂ©-candidato Ă  PresidĂȘncia/Foto: Reprodução

O prĂ©-candidato tambĂ©m direcionou ataques diretos aos parlamentares eleitos pelo Acre. “Os parlamentares do Acre sĂŁo uma bosta, vocĂȘs sĂŁo amadores”, declarou, acrescentando que, em sua avaliação, o estado possui “uma pĂ©ssima representação polĂ­tica” e que a maioria dos eleitos estaria ligada ao CentrĂŁo.

Na mesma linha, Renan afirmou que o peso eleitoral do estado seria desproporcional em relação a outras regiĂ”es do paĂ­s. “O voto de uma pessoa no Acre vale mais do que o de uma pessoa em SĂŁo Paulo”, disse, classificando o cenĂĄrio como uma distorção do sistema polĂ­tico. Ele tambĂ©m declarou que o Acre Ă© “completamente dependente do Estado brasileiro”.

As declaraçÔes vieram apĂłs uma troca pĂșblica de crĂ­ticas com o senador SĂ©rgio PetecĂŁo (PSD). ApĂłs ser alvo de comentĂĄrios do parlamentar, Renan reagiu com novos ataques, chamando PetecĂŁo de “lixo do centrĂŁo” e reforçando sua posição sobre a necessidade de rever a representação polĂ­tica do estado.

Renan Santos afirmou ainda que a proposta nĂŁo se restringiria ao Acre. Segundo ele, outros estados tambĂ©m poderiam ser afetados por uma eventual revisĂŁo do pacto federativo. “Se precisar, vou transformar o Acre em territĂłrio, sim”, declarou.

As falas ignoram que o Acre conquistou o status de estado em 1962, apĂłs dĂ©cadas de mobilização polĂ­tica e social, e que a Constituição garante trĂȘs senadores para cada unidade da federação, enquanto o nĂșmero de deputados federais Ă© definido de forma proporcional Ă  população.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.