Presentes em quase todo o corpo humano, as artérias têm o papel de transportar sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as células. Devido a maus hábitos de vida — como tabagismo, sedentarismo, ganho de peso e má alimentação —, esses vasos sanguíneos podem ficar entupidos em razão da formação de placas de gordura, condição conhecida como aterosclerose.
Leia também
-
Médico vascular elege as melhores frutas para a saúde das artérias
-
Cardiologista cita 3 fatores de risco que mais prejudicam as artérias
-
Cardiologista aponta os 2 piores hábitos que “entopem” as artérias
-
Cardiologista cita 5 hábitos simples que ajudam a “limpar” as artérias
De acordo com o cirurgião vascular Herik Oliveira, prevenir a aterosclerose requer, entre tantos hábitos, manter uma dieta rica em vegetais, grãos integrais e pobre em gorduras saturadas. “Essa é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a formação de placas de gordura no interior das artérias”, acentua. O especialista aponta alguns vegetais com componentes capazes de evitar o quadro.
“Os vegetais são alimentos importantes para a saúde vascular, porque contêm alto teor de fibras, antioxidantes, nitratos naturais e minerais, como potássio”, ressalta o médico com especialidade em angiologia e cirurgia vascular.
4 imagens

Fechar modal.![]()
1 de 4
Determinados vegetais têm propriedades que favorecem a saúde das artérias
NEMES LASZLO/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
2 de 4
Artéria com placa de gordura
SCIEPRO/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
3 de 4
Em uma artéria saudável, o sangue flui normalmente
Hector Roqueta Rivero/Getty Images
4 de 4
A placa de gordura dificulta a passagem do sangue pelas artérias
CHRISTOPH BURGSTEDT/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
Herik acrescenta que comer determinados vegetais beneficia as artérias por ajudar no controle da pressão arterial, em especial opções ricas em potássio e nitratos. “Isso favorece a dilatação das artérias, melhora o fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial”, frisa. Nesse quesito, ele elenca a beterraba e folhas verde-escuras, como espinafre, couve e rúcula.
Fontes de antioxidantes e vitaminas, alguns vegetais atuam no controle e no combate da inflamação, o que oferece ação protetora para a parede interna das artérias contra lesões causadas por radicais livres. “Assim, previnem o processo de inflamação e diminuem a chance de aterosclerose, que é a formação de placas que podem causar entupimento ou obstrução das artérias”, sustenta.
O espinafre é um dos vegetais listados pelo médico. O alimento reduz a pressão na parede das artérias
No rol desses vegetais, constam a cebola, rica em flavonoide, ativo com ação vasodilatadora e anti-inflamatória, conforme enfatiza o cirurgião vascular. O especialista pontua a respeito da beterraba, que dispõe de alto teor de nitrato natural, composto com potencial de ajudar no relaxamento da parede das artérias, melhorar o fluxo sanguíneo e combater a inflamação.
Outro benefício proveniente da ingestão de vegetais é o controle do colesterol. Segundo o médico, existem opções com teor significativo de fibras solúveis, nutrientes que colaboram para diminuir o colesterol ruim, o LDL. É o caso dos grãos integrais. Ele cita sobre o alho conter compostos de enxofre, a exemplo da alicina, que atua como antioxidante e ajuda a reduzir esse índice lipídico.
O especialista menciona os benefícios da cebola com relação à saúde das artérias
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
