O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (18/12) que solicitou ao Ministério de Minas e Energia uma intervenção no contrato da concessionária de energia elétrica Enel em São Paulo. O parlamentar comunicou a decisão na rede social X (antigo Twitter), após reunião com os deputados Jonas Donizette (PSB-SP) e Baleia Rossi (MDB-SP).
Estive em contato com os deputados @jonasdonizette_ e @baleia_rossi, que representam a Bancada Paulista da Câmara.
Em atendimento a uma solicitação do grupo, que cobrou um posicionamento da Casa em relação à má prestação do serviço de energia em São Paulo, comunico que a Câmara…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) December 18, 2025
Na quarta-feira (18/12), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), cobrou providências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre falhas e transgressões da Enel. Em ofício, Silveira solicitou abertura imediata de processo administrativo para analisar o serviço da Enel e recomendar o fim do contrato de concessão.
A caducidade foi anunciada pelo ministro após reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB). O encontrou ocorreu depois das fortes rajadas de vento que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo, na última quarta-feira (10/12) e deixaram cerca de 2,2 milhões de imóveis no escuro. Sete dias depois, mais de 81 mil residências seguiam sem luz.
Leia também
-
Ministro cobra providência da Aneel para fim de contrato da Enel em SP
-
Enel se manifesta após ameaça de rompimento de contrato em SP
-
Entenda como funciona processo para encerrar contrato da Enel em SP
-
Ministro cede à pressão de SP e vai pedir fim do contrato da Enel
