O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou novamente as tensões com a Venezuela e outros países da América Latina ao declarar, nesta terça-feira (2), que qualquer nação envolvida na produção ou comercialização de drogas destinadas ao mercado norte-americano poderá ser alvo de ataques militares.
A afirmação foi feita após uma reunião de gabinete marcada por elogios de auxiliares ao republicano. Trump justificou a ameaça como parte de uma campanha para combater o que chamou de “narcoterrorismo” no continente. “Qualquer um que fabrique isso [drogas] e venda para o nosso país está sujeito a ataques. Não apenas a Venezuela”, disse, citando também a Colômbia.
Nos últimos meses, os EUA ampliaram significativamente sua presença militar no Caribe. A operação na região já mobiliza cerca de 15 mil militares, aeronaves de combate e navios de guerra — entre eles o porta-aviões USS Gerald Ford, o maior da Marinha norte-americana. Desde setembro, as forças dos EUA destruíram 21 embarcações classificadas como ligadas ao tráfico, resultando em 83 mortes.
O aumento da pressão coincide com o esforço político de Washington para enquadrar o governo de Nicolás Maduro como patrocinador de narcoterrorismo. A Casa Branca acusa Caracas de dar abrigo ao cartel de Los Soles, rotulado pelos EUA como organização terrorista internacional.
Trump afirmou ainda que a chamada Operação Lança do Sul poderá evoluir para ofensivas terrestres. “É muito mais fácil, e nós conhecemos os trajetos que eles percorrem. Sabemos tudo sobre eles. Sabemos onde eles moram”, declarou, sugerindo que tais ações podem ocorrer “muito em breve”.
Na semana passada, em conversa com militares, o presidente já havia sinalizado a intenção de expandir a ofensiva e chegou a anunciar unilateralmente que o espaço aéreo da Venezuela deveria ser considerado “fechado”.
Leia mais:
- Trump diz que vai usar ‘toda a força’ contra Maduro
- Trump autoriza ações secretas da CIA para derrubar Maduro
- Trump ameaça investigar cartéis na Venezuela e reforça combate ao narcotráfico
