Jogador com mais de 400 partidas disputadas na carreira, passagem pelo Brasil e histórico de convocações para defender a Seleção Equatoriana de Futebol, o lateral-esquerdo Mario Pineida, de 33 anos, foi assassinado a tiros em Guayaquil, no Equador, na noite de quarta-feira (17).
A esposa do atleta também morreu no atentado, enquanto a mãe foi baleada, socorrida e segue internada. De acordo com o site equatoriano Ecuavisa, Mario Pineida foi baleado em frente a um açougue. Horas antes do atentado, Antonio Álvarez, presidente do Barcelona de Guayaquil, havia declarado que um jogador do elenco solicitou proteção especial após receber ameaças de morte.
Mario Pineida já havia relatado ameaças de morte
Quem era Mario Pineida
Mario Alberto Pineida Martínez, conhecido como Mario Pineida nasceu no dia 6 de julho de 1992, em Santo Domingo, também conhecida como Santo Domingo de los Colorados ou de los Tsáchilas, no Equador.
Os primeiros passos do lateral foram em Sangolquí, na Área Metropolitana de Quito, onde começou a carreira defendendo o Independiente José Terán. Já nas categorias de base, ganhou destaque e foi convocado pela Seleção Sub-20 do Equador, disputando a Copa do Mundo e o Sul-Americano, ambos em 2011.
Pineida ascendeu ao futebol profissional depois de ganhar espaço no clube que permaneceu até 2015, um ano depois da agremiação ter seu nome alterado para Club de Alto Rendimiento Especializado Independiente del Valle, ou simplesmente Independiente del Valle.
Lateral ex-Fluminense é assassinado a tiros
Lateral disputou mais de 200 jogos pelo Barcelona (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Duas Copas América, Brasil e quatro títulos
No mesmo ano, foi convocado para disputar a Copa América pela seleção nacional, mas não chegou a entrar em campo. Seis anos depois, em 2021, repetiu a participação no torneio, desta vez atuando em uma partida.
Depois de 180 jogos pelo del Valle, Mario enfim se transferiu de seu clube de origem em 2016, passando a defender o Barcelona de Guayaquil, onde conquistou dois títulos do Campeonato Equatoriano, o primeiro em seu ano de estreia no clube, e depois em 2020.
Duas temporadas depois, Pineida desembarcou no Brasil para assinar contrato de empréstimo com o Fluminense, disputando 24 partidas em 2022 e conquistando o título do Campeonato Carioca.
Após um ano e meio de seu retorno ao Barcelona, foi novamente emprestado em 2024, agora para o compatriota El Nacional, onde conquistou a Taça Equador, até seu retorno ao clube de origem. Pela equipe de Quayaquil, o jogador fez 14 jogos durante sua última temporada em vida.
Em mais de 16 anos de carreira, Mario Pineida disputou mais de 430 partidas por quatro clubes diferentes, além de nove jogos com a Seleção do Equador e quatro títulos conquistados.
Leia mais:
- Imagens mostram o momento da execução do ex-jogador do Fluminense e esposa; confira
- ‘Foi um ataque direcionado’, diz coronel da Polícia sobre execução de ex-jogador do Fluminense
- Ex-jogador do Fluminense e esposa são executados após ameaças de morte
