Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional mostrou que a adoção da escala 5×2 gerou resultados positivos em uma empresa do setor de logística. Segundo a matéria, a mudança contribuiu para aumentar a satisfação dos funcionários, que relataram melhorias significativas no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
De acordo com a reportagem, diante das dificuldades para atrair e manter mão de obra, a empresa passou a adotar estratégias como o aumento de salários, ampliação de benefícios e o fim da escala 6×1. A competição no setor, especialmente no período de vendas de final de ano, foi apontada como um dos principais fatores para as mudanças.

Mudança na jornada de trabalho trouxe mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional/Foto: Ilustrativa
A nova jornada de trabalho passou a ser de cinco dias trabalhados para dois dias de folga. Além disso, os funcionários relataram a criação de incentivos financeiros. Quem não falta ou não se atrasa recebe um bônus de R$ 250. Já o colaborador que indica um novo contratado recebe R$ 150.
Durante a reportagem, trabalhadores destacaram que a nova escala trouxe mais qualidade de vida. “5 por 2 é realmente vida. A gente consegue ter uma vida fora do trabalho”, afirmou um dos funcionários. Outro relatou que, ao trabalhar uma hora a mais por dia, é possível ganhar um dia inteiro de folga.
A empresa também informou, por meio da reportagem, que realizou ajustes não apenas na remuneração, mas também em benefícios, incluindo a adaptação do transporte fretado, visando oferecer melhores condições de deslocamento aos funcionários.
Segundo a matéria exibida, a avaliação interna é de que as mudanças beneficiaram tanto a empresa quanto os trabalhadores, criando um cenário de ganho mútuo.
