Sem comédia romântica! Confira dicas de filmes clássicos nada clichês para curtir no Natal

sem-comedia-romantica!-confira-dicas-de-filmes-classicos-nada-cliches-para-curtir-no-natal

Nos últimos dias, grande parte do público nas redes sociais começou a reclamar da quantidade de filmes de Natal cheios de clichês, afirmando que os longas de romance já saturaram. Inclusive, o espectador brasileiro parece ter deixado claro que está cansado de produções ambientadas em cidades cobertas de neve artificial e com baixíssimo orçamento. Pensando nisso, o portal LeoDias preparou uma lista especial com dicas de filmes clássicos nada clichês para fugir do óbvio neste Natal.

Em 2025, um novo fenômeno na web fez com que o interesse por filmes clássicos que passam longe do óbvio voltasse a repercutir. Por mais que não tenham tanta cara de filmes natalinos, a maior parte deles captura perfeitamente a essência agridoce do fim do ano.

Veja as fotos

Divulgação
Cena de “Duro de Matar”Divulgação
Divulgação
Cena de “Batman: O Retorno”Divulgação
Divulgação
Cena de “Gremlins”Divulgação
Divulgação
Cena de “O Estranho Mundo de Jack”Divulgação

“Duro de Matar” (Die Hard, 1988)

A pergunta “Duro de Matar é um filme de Natal?” finalmente foi respondida pelo público em 2025 com um sonoro “sim”. O longa voltou às listas de mais vistos por tratar de alguém tentando chegar em casa para a família contra todas as probabilidades. Bruce Willis entregou o herói imperfeito que o público tanto ama.

“Batman: O Retorno” (Batman Returns, 1992)

Para quem prefere uma estética visual arrebatadora, a obra-prima de Tim Burton foi redescoberta este ano e parece agradar a muitas pessoas. Com uma Gotham City gelada e melancólica, o filme explora a solidão e o sentimento de não pertencer a lugar nenhum. É o filme perfeito para quem acha que as luzes de Natal brilham um pouco demais.

“O Estranho Mundo de Jack” (The Nightmare Before Christmas, 1993)

O público também vem buscando produções como a de Jack Skellington como o “embaixador da crise existencial”. A animação em stop-motion é uma ótima aposta visual que agrada de crianças a adultos. Ela fala sobre tentar ser algo que você não é; não é romance, é uma busca por propósito envolta em um design gótico inesquecível.

“Gremlins” (1984)

Nada representa melhor a bagunça de uma reunião familiar do que criaturas verdes destruindo uma cidadezinha. “Gremlins” voltou ao topo das buscas como uma alternativa satírica e divertida. É um filme sobre as consequências de não seguir regras, servido com uma dose de humor ácido que o brasileiro aprendeu a apreciar como ninguém.