A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda do suplemento alimentar em cápsulas da marca Glicopill, que promete o controle da glicemia de forma considerada saudável. Além da suspensão da comercialização, a Anvisa determinou a apreensão do produto em todo o país.
- Anvisa determina recolhimento de sal, doce de leite e azeite; confira marcas
Venda e propaganda também foram suspensas
A decisão da agência inclui a interrupção imediata da fabricação, distribuição, importação, propaganda e uso do suplemento. O Glicopill vinha sendo comercializado principalmente por plataformas online, com anúncios que destacavam uma fórmula composta por “quatro poderosos nutrientes tropicais”.
Segundo a Anvisa, a medida foi adotada após a análise de propagandas veiculadas na internet, que apresentavam alegações consideradas irregulares.
Promessas terapêuticas são proibidas
Em seu site oficial, a marca descrevia o Glicopill como “a fórmula mais eficiente para controle da diabetes”. A Anvisa esclarece que suplementos alimentares não podem ser divulgados com promessas terapêuticas ou de tratamento de doenças, prática vedada pela legislação sanitária.
Além disso, o produto não possuía registro junto à agência, apresentava falhas na rotulagem e não contava com aprovação sanitária para ser comercializado no Brasil.
Risco ao consumidor
De acordo com a Anvisa, a venda de produtos com alegações de controle ou tratamento de doenças pode induzir o consumidor a substituir terapias médicas adequadas, colocando a saúde em risco.
Leia também no BacciNotícias:
- Anvisa determina recolhimento do chocolate Laka
- Canetas emagrecedoras ‘do Paraguai’ são proibidas pela Anvisa
- Anvisa proíbe glitters e folhas de ouro culinários por presença de plástico
