A secretária de Imprensa dos Estados Unidos, Karoline Leavitt, afirmou, nesta quarta-feira (07), que o governo da Casa Branca está avaliando “ativamente” comprar a Groenlândia, território que pertence à Dinamarca, como uma medida estratégica para a segurança do país norte-americano.
- Prioridade para a segurança dos EUA, Trump quer adquirir Groenlândia
Karoline Leavitt afirmou que os EUA pretendem comprar a Groenlândia (Foto: Reprodução)
Durante a coletiva de imprensa, a Porta-Voz justificou que o território é enxergado como prioridade pelo presidente Donald Trump. O tema já era debatido pelo republicano desde seu primeiro mandato, que aconteceu entre 2017 e 2021, mas voltou a ganhar força após a operação contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
“[A compra é] algo que está sendo ativamente discutido pelo presidente e sua equipe de segurança nacional”, afirmou Leavitt, que fez questão de realçar que a diplomacia segue sendo a preferência do presidente.
Trump quer comprar a Groenlândia
A secretária explicou que o republicano tem por objetivo reduzir a possível influência de governos rivais no território. Segundo ela, Trump “considera do melhor interesse dos Estados Unidos deter a agressão russa e chinesa na região do Ártico, e é por isso que sua equipe está discutindo como seria uma possível compra”.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, e o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, de forma conjunta, divulgaram comunicado afirmando que “não se pode anexar outro país, nem menos com um argumento de segurança internacional”. “A Groelândia pertence aos groenlandeses”, disseram por meio de nota oficial.
Leia mais:
- Vídeo: agente do ICE mata mulher durante operação migratória nos EUA
- Tensão mundial: Europa se prepara para possível avanço de Trump; entenda
- Delcy Rodríguez diz que Venezuela foi atacada e cobra libertação de Nicolás Maduro
