EUA fazem ataque na Síria e matam líder ligado à Al Qaeda: ‘terrorista experiente’

eua-fazem-ataque-na-siria-e-matam-lider-ligado-a-al-qaeda:-‘terrorista-experiente’

Os Estados Unidos informaram neste sábado (17) que realizaram um ataque letal na Síria que resultou na morte de um líder ligado à Al Qaeda. Segundo o Comando Central dos EUA (CENTCOM), o alvo era considerado um “terrorista experiente” e mantinha ligação direta com um integrante do Estado Islâmico responsável pela morte de três americanos em dezembro.

Em comunicado divulgado na rede social X, o comandante do CENTCOM, almirante Brad Cooper, afirmou que a operação demonstra a posição dos EUA no combate ao terrorismo. “A morte de um agente terrorista ligado à morte de três americanos demonstra a nossa determinação em perseguir terroristas que atacam as nossas forças”, declarou.

Ligação com ataque que matou americanos

De acordo com o CENTCOM, o homem morto foi identificado como Bilal Hasan al-Jasim. Ele “era um líder terrorista experiente” e estava “diretamente ligado” ao atirador do Estado Islâmico que matou dois militares dos Estados Unidos e um intérprete civil em 13 de dezembro de 2025, na cidade de Palmyra, na Síria.

A CNN informou que entrou em contato com o CENTCOM para obter mais detalhes sobre a operação e sobre as supostas conexões do líder com o ataque ocorrido em dezembro.

Os Estados Unidos vêm realizando uma série de ações militares contra o Estado Islâmico como parte da campanha denominada “Operação Hawkeye Strike”, que tem como objetivo retaliar ataques contra forças americanas.

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, também se manifestou após o anúncio da operação. Em resposta à publicação do CENTCOM, ele escreveu: “Nunca esqueceremos e nunca cederemos”.

Leia mais em BacciNotícias:

  • EUA lançam ataques ‘em grande escala’ na Síria; veja detalhes
  • De jihadista a influencer: britânica que se juntou ao Estado Islâmico vira conselheira sentimental
  • Trump ameaça impor novas tarifas a países que rejeitarem anexação da Groenlândia pelos EUA