Uma pesquisa Futura/Apex divulgada nesta quinta-feira (22) aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026. No confronto direto, Flávio aparece com 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% de Lula, uma diferença de 6,2 pontos percentuais.
- Eleições 2026: pesquisa aponta favorito para vencer segundo turno
O levantamento também simulou outros cenários de segundo turno envolvendo o atual presidente. De acordo com os dados, o petista seria derrotado também por Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO).
Ainda segundo a pesquisa, os únicos cenários em que Lula lidera o segundo turno são contra Romeu Zema (Novo-MG) e Eduardo Leite (PSD-RS). Em um embate simulado entre Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, o filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro tem vantagem, com 37,5% das intenções de voto, contra 34,7% do governador de São Paulo.
Simulações do primeiro turno
Seis cenários foram simulados no primeiro turno, onde apenas Lula e Flávio aparecem presentes em todos eles. O atual presidente lidera três deles, enquanto o senador tem vantagem em outros três, todos eles sem a concorrência de Tarcísio.
A margem de erro considerada pela pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, declarando empate técnico em cinco das seis simulações. Na restante, Flávio Bolsonaro lidera com 43,8%, contra 38,7% de Lula, enquanto Renan Santos (Missão) e Eduardo Leite também aparecem na disputa.
A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2026. O intervalo de confiança é de 95%.
Leia mais no BacciNotícias:
- Tarcísio reafirma intenção de reeleição por São Paulo
- PGR defende redução da pena de Roberto Jefferson e aponta prescrição de crimes
- Agenda vazia de Tarcísio em dia que visitaria Bolsonaro expõe desgaste na relação
