O Governo Federal anunciou a entrada em vigor do novo sistema de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados “bons condutores” — aqueles que não tiveram infrações nos últimos 12 meses e estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Com a medida, o processo de renovação passa a ser feito automaticamente, sem a necessidade de deslocamentos, exames ou pagamento de taxas, proporcionando mais comodidade e economia para os condutores que mantêm um bom histórico no trânsito.

Renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação agora está disponível para bons condutores/Foto: Reprodução
Para ter acesso à renovação automática, o motorista deve estar cadastrado no aplicativo “CNH do Brasil” ou no portal da Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), onde também é possível conferir os critérios para ser considerado bom condutor.
A novidade já está em vigor desde 10 de dezembro de 2025 e beneficia quem possui CNH vencida a partir dessa data, desde que enquadrado nas regras do programa.
O governo destaca que a iniciativa visa incentivar a boa conduta no trânsito, reduzindo filas, custos e burocracia, ao mesmo tempo em que valoriza os motoristas que dirigem com responsabilidade.
