Ícone do site ContilNet Notícias

Governo vai usar drone com tecnologia termal para inspecionar ocupações irregulares

Por Suene Almeida, ContilNet

O Governo do Acre publicou no Diário Oficial desta terça-feira (27) um acordo de cooperação entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Administração (Sead) para o uso de um drone com câmera termal, tecnologia que permite identificar áreas e situações mesmo no escuro.

O equipamento, considerado de uso controlado pelo Exército Brasileiro, será utilizado principalmente em vistorias de imóveis do Estado, ajudando na fiscalização de áreas ocupadas de forma irregular e em locais de difícil acesso.

Ocupação Terra Prometida, no Irineu Serra | Foto: Juan Diaz/ContilNet

Pelo acordo, a Sejusp dará apoio técnico e legal para que a Sead possa utilizar o drone, garantindo que o uso siga todas as regras exigidas para esse tipo de tecnologia. O acordo terá validade de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, e tem como objetivo tornar as vistorias do Estado mais seguras, modernas e eficientes.

A operação do equipamento poderá acontecer de duas formas: com suporte direto da Sejusp, quando houver necessidade de segurança, ou com a cessão de um servidor da Segurança Pública, devidamente treinado, para operar o drone a serviço da Sead.

A Secretaria de Administração ficará responsável pela guarda, manutenção e conservação do drone, além de custear a aquisição do equipamento. Já a Sejusp deverá oferecer suporte em áreas consideradas de risco.

Termo

Sair da versão mobile