As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país funcionarão em regime especial neste sábado (24) e domingo (25), com atendimento presencial extra. A medida tem como objetivo antecipar agendamentos e compensar a suspensão dos serviços presenciais prevista para os dias 28, 29 e 30 de janeiro.
- INSS confirma datas de pagamento para aposentados e pensionistas em 2026; veja o calendário
Segundo o INSS, os segurados que já tinham atendimento marcado e preferirem ser atendidos em um dia útil poderão solicitar o reencaixe. A abertura excepcional no fim de semana busca minimizar os impactos do fechamento temporário das unidades físicas.
Até o dia 27, os canais remotos seguirão operando normalmente. O atendimento pelo Meu INSS, disponível por site e aplicativo, e pela central telefônica 135 continuará oferecendo mais de 100 serviços digitais aos cidadãos.
Suspensão do presencial
A suspensão do atendimento presencial ocorrerá entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30) devido a melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. Durante esse período, as agências permanecerão fechadas em todo o país.
Além disso, os canais remotos — Meu INSS e a central 135 — ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31. De acordo com o instituto, a paralisação temporária é necessária para a modernização dos sistemas, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência na prestação dos serviços previdenciários.
Leia mais no BacciNotícias:
- Bolsonaro foi alertado de ‘desvios, fraudes e irregularidades’ no INSS durante transição
- Fraudes no INSS: vice-líder do governo Lula no Senado é alvo da PF
- Regras da aposentadoria do INSS mudam em 2026; veja quem pode se aposentar neste ano
