O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta quarta-feira (14), um contato telefônico com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no qual os dois chefes de Estado abordaram, principalmente, a crise na Venezuela e outras questões internacionais contemporâneas. A informação foi divulgada pelo governo russo e confirmada pelo Planalto.
- Lula lidera pesquisa eleitoral e empata com Tarcísio no 2º turno das eleições
De acordo com nota divulgada pelo Kremlin, durante a conversa Lula e Putin enfatizaram pontos de vista convergentes sobre a importância de respeitar a soberania estatal e os interesses nacionais da República Bolivariana da Venezuela, um dos assuntos mais delicados na agenda externa recente.
Os dois também combinaram que continuarão a coordenar esforços diplomáticos para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões por meio de organismos multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o grupo BRICS — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A conversa ocorre em meio a um clima de forte pressão internacional na sequência de uma operação militar dos Estados Unidos na Venezuela no início de janeiro, que resultou na captura do então presidente venezuelano Nicolás Maduro. A ação gerou reações contrárias de vários governos, incluindo o brasileiro, que classificou o episódio como uma afronta à soberania.
O Palácio do Planalto informou que divulgará mais detalhes sobre o teor da ligação em comunicado oficial ainda nesta quarta-feira (14).
Leia mais no BacciNotícias:
- Lula assina Projeto de Lei Antifacção três dias após megaoperação
- Na mira da CPMI do INSS: Lulinha deixa o país em meio a investigação da PF
- Lula conversa com presidente interina da Venezuela após prisão de Maduro
