Visto americano suspenso? Veja como as novas regras de Trump afetam brasileiros com viagem marcada

visto-americano-suspenso?-veja-como-as-novas-regras-de-trump-afetam-brasileiros-com-viagem-marcada

O anúncio de que os Estados Unidos devem interromper a concessão de vistos para cidadãos de 75 países a partir da próxima semana provocou preocupação entre brasileiros que pretendem viajar ao país. O temor inicial era de que a decisão pudesse atingir também turistas e outros visitantes temporários.

  • Seu perfil nas redes sociais pode anular seu visto americano

Apesar do impacto causado pela notícia, a restrição ainda não foi formalizada por meio de um ato oficial. Informações divulgadas em canais ligados ao governo do presidente Donald Trump indicam que a suspensão será direcionada exclusivamente a estrangeiros que solicitam vistos de imigração, ou seja, aqueles que pretendem residir de forma permanente nos EUA.

A medida está amparada no princípio conhecido como public charge, que autoriza o país a barrar a entrada de pessoas consideradas com potencial de depender de benefícios públicos. Em nota, o Departamento de Estado afirmou que o objetivo é evitar o uso indevido dos recursos governamentais, reforçando critérios mais rígidos para a imigração.

Entram na categoria de vistos de imigrantes pedidos feitos por pessoas com vínculos familiares nos Estados Unidos, como cônjuges e parentes diretos de cidadãos ou residentes permanentes, além de trabalhadores que buscam se estabelecer no país, incluindo religiosos. Já quem pretende viajar por tempo limitado — como turistas, estudantes de intercâmbio, profissionais a trabalho, diplomatas, jornalistas, médicos ou babás — não será afetado pela mudança.

Decisão temporária de Trump?

Especialistas apontam que a paralisação tende a ser temporária. A expectativa é de que o processo de concessão de vistos de imigração seja retomado após a adoção de novos critérios, possivelmente com exigências mais rigorosas para determinados perfis e nacionalidades.

Sobre os pedidos já em andamento, a advogada especializada em imigração Ana Barbara Schaffert explica que entrevistas consulares e emissões de novos vistos de imigrantes ficarão suspensas por tempo indeterminado. No entanto, quem já está nos Estados Unidos e precisa apenas ajustar ou renovar o status migratório continuará sendo atendido normalmente pelos serviços de imigração. Renovações de vistos temporários, como turismo, estudo e trabalho, também não entram na suspensão.

Leia mais no BacciNotícias: 

  • Trump suspende vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países, diz emissora
  • Suspensão de vistos dos EUA vai afetar a Copa do Mundo? Entenda
  • Brasileiros intensificam busca por visto americano com fim da isenção de dividendos em 2026