A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (02) a interdição cautelar do leite condensado semidesnatado da marca La Vaquita, fabricado pela empresa Apti Alimentos Ltda. A medida é válida exclusivamente para o lote 183/3 B.
- Governo do Reino Unido emite alerta sobre canetas emagrecedoras
Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada após laudo de análise fiscal emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que reprovou o produto em teste microbiológico para Estafilococos Coagulase Positiva (ECP).
O resultado indicou desconformidade com os padrões sanitários exigidos.
Anvisa proíbe produto irregular
O teste avalia a presença da bactéria Staphylococcus aureus em alimentos e bebidas. Quando encontrada em níveis elevados, pode estar associada a riscos à saúde do consumidor, como intoxicações alimentares. Por esse motivo, o resultado levou à adoção da medida preventiva.
A interdição cautelar impede a comercialização e o consumo do lote citado até que sejam concluídas as apurações e adotadas as providências cabíveis. A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido o produto verifiquem o número do lote e evitem o consumo caso corresponda ao interditado.
Leia mais no BacciNotícias:
- Depressão pode parecer demência? Entenda o que é a pseudodemência
- Canetas emagrecedoras podem afetar a saúde bucal, alertam especialistas
- Anvisa proíbe suplementos alimentares da marca Livs em todo o país
