Ícone do site ContilNet Notícias

“Apagão global”? Eclipse solar anular desta terça gera alarde nas redes, mas não oferece riscos

Por Redação ContilNet

Informações que circulam nas redes sociais sobre um suposto “apagão global” nesta terça-feira (17) têm causado preocupação

Conhecido como “anel de fogo”, o eclipse solar anular ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Foto: Unsplash

Informações que circulam nas redes sociais sobre um suposto “apagão global” nesta terça-feira (17) têm causado preocupação, mas o fenômeno não passa de um evento astronômico natural: o primeiro eclipse solar anular de 2026. Apesar do nome alarmista, o episódio não representa qualquer risco à população nem afeta o fornecimento de energia elétrica ou sistemas de comunicação, segundo o site Metrópóles.

VEJA TAMBÉM: Apagão atinge Rio Branco e vários municípios do Acre; Energisa emite nota

Conhecido como “anel de fogo”, o eclipse solar anular ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, maas em um ponto mais distante de sua órbita. Por causa dessa distância, o satélite natural não cobre totalmente o disco solar, formando um anel luminoso ao redor da sua silhueta — um dos efeitos visuais mais impressionantes da astronomia.

Há risco de apagão?

Não. O termo “apagão global” é considerado enganoso por três razões principais:

Segundo o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, o eclipse não será visível do Brasil, frustrando quem esperava acompanhar o espetáculo celeste.

Quando será o próximo?

Este é o primeiro eclipse solar de 2026. De acordo com especialistas, um novo eclipse solar anular está previsto para 6 de fevereiro de 2027, com possibilidade de observação a partir do território brasileiro.

Com informações do Metrópoles

 

Sair da versão mobile