Uma acusação de uso indevido de bens públicos levou o secretário municipal de Obras de Tarauacá, Delmar de Jesus Cavalcante Damasceno, a pedir afastamento do cargo nesta semana.
ENTENDA: Secretário de Obras pede afastamento após denúncia de suposto uso indevido de bens públicos
Em documento encaminhado ao prefeito Rodrigo Damasceno Catão, o secretário afirma que a decisão tem como objetivo preservar a transparência da administração pública e evitar qualquer interferência em eventuais apurações administrativas. O requerimento cita princípios constitucionais como legalidade, moralidade e lisura dos atos públicos.
A medida ocorre após a circulação de um vídeo que chegou à imprensa. As imagens mostram uma denúncia de que uma caçamba da Secretaria Municipal de Obras teria sido utilizada para transportar lenha supostamente adquirida com recursos públicos. O caso foi divulgado com exclusividade pelo ContilNet na última semana.
CONFIRA: Polêmica: filho de secretário é acusado de suposto furto de lenhas adquiridas com dinheiro público
Após o pedido formal de afastamento, começaram a surgir especulações sobre possíveis nomes para substituir Delmar no comando da pasta.
Um dos nomes mais citados é o do ex-vereador Lulu Neri, que já ocupou o cargo de secretário de Obras durante a gestão da então prefeita Marilete Vitorino, atual vice-prefeita do município.
Outro nome ventilado é o de Assis Souza, ex-chefe do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) em Tarauacá.
A expectativa é que o novo titular da Secretaria Municipal de Obras seja anunciado nos próximos dias, por meio de decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado.
