Artrose no quadril direito: entenda a condição que fará Raul Gazolla passar por cirurgia

artrose-no-quadril-direito:-entenda-a-condicao-que-fara-raul-gazolla-passar-por-cirurgia

O ator Raul Gazolla, de 70 anos, foi diagnosticado com artrose no quadril direito e vai passar por uma cirurgia de substituição da articulação, procedimento conhecido como artroplastia. A condição degenerativa provoca dor, perda de mobilidade e impacto direto na rotina, podendo comprometer até atividades simples do dia a dia.

A0 portal LeoDias, o ortopedista e especialista em quadril Isaías Chaves, a condição é causada pelo desgaste progressivo da articulação e pode ter diferentes origens, desde envelhecimento natural até o doenças específicas, como a osteonecrose. Essas lesões impactam principalmente a região da cabeça femoral ou no acetábulo.

Veja as fotos

Foto/Instagram/@RGazolla
Raul Gazolla admite ter sentido alívio com morte de Guilherme de PáduaFoto/Instagram/@RGazolla
Foto: Marco Aurélio Fotografias
Artista disse que se sentiu em uma máquina do tempo, ao receber o conviteFoto: Marco Aurélio Fotografias
Foto: Marco Aurélio Fotografias
Ator começou sua carreira no mesmo musical, há 42 anosFoto: Marco Aurélio Fotografias

Leia Também

Gracyanne Barbosa se desculpa com Rayane Figliuzzi após dizer que queria reatar com Belo
Famosos

Gracyanne Barbosa se desculpa com Rayane Figliuzzi após dizer que queria reatar com Belo

Foto inédita ajuda polícia a identificar adolescentes no Caso Orelha
Notícias

Foto inédita ajuda polícia a identificar adolescentes no Caso Orelha

Oruam é considerado foragido e defesa afirma que o rapper não pretende se entregar
Famosos

Oruam é considerado foragido e defesa afirma que o rapper não pretende se entregar

“No decorrer dos anos, a articulação vai sendo usada e se desgastando, e o paciente vai perdendo progressivamente a mobilidade, além de sentir dor em pequenos movimentos, o que muda toda a rotina do paciente, fazendo com que ele pare de praticar atividade física e alterando até atividades básicas da vida diária, como a dificuldade até para cortar as unhas do pé, por exemplo, devido à baixa mobilidade”, acrescenta o especialista.

A explicação vai de encontro ao caso de Gazolla, que costumava ser ativo fisicamente em sessões de musculação e treinos de jiu-jitsu, mas teve a rotina de atividades interrompidas pela condição. Segundo Isaías, quando a dor e a limitação de movimentos passam a interferir na qualidade de vida, o tratamento indicado é cirúrgico, com a implantação de uma prótese total de quadril.

“O tratamento é cirúrgico, com artroplastia total, prótese total de quadril, em que ocorre a substituição da articulação doente por uma articulação móvel. O paciente volta a ter mobilidade e funcionalidade e, atualmente, com as próteses que temos, retorna a uma vida normal, sem limitações”, destacou o médico, acrescentando que os modelos atuais têm maior durabilidade e ultrapassam 20 anos de durabilidade.