O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de chuvas intensas para o Acre, sendo um deles com grau de severidade classificado como perigo para 13 municípios e outro de perigo potencial abrangendo todo o estado. Os alertas começaram no fim da manhã desta terça-feira (17) e seguem válidos até as 10h de quarta-feira (18).
VEJA TAMBÉM: Tempo quente e chuvas passageiras marcam previsão desta quarta-feira no Acre
No aviso mais severo, que inicia às 11h30, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Estão sob alerta de perigo os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira e Tarauacá.
Já o segundo aviso, classificado como perigo potencial e iniciado às 11h20, é válido para todo o Acre. Nesse caso, a previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O risco é considerado baixo, mas ainda há possibilidade de queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Recomendações
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é recomendado, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. No caso do aviso de perigo potencial, a orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, o 193.
