O Brasil e a Índia fecharam neste sábado um acordo de peso para a cooperação em minerais críticos e terras raras. O anúncio foi feito neste sábado (21) após encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em Nova Deli, reforçando a parceria em setores estratégicos como energias renováveis e tecnologias de ponta.
A nova aliança mira impulsionar o desenvolvimento de veículos elétricos, painéis solares, smartphones, motores de jatos e mísseis guiados. O entendimento também busca fortalecer o acesso a matérias-primas essenciais para a transição energética e a inovação tecnológica.
“Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”, afirmou Lula após o encontro.
Brasil alcança patamar elevado com acordo com a Índia
O acordo coloca o Brasil, dono das segundas maiores reservas mundiais desses recursos, em posição de destaque. Para a Índia, a cooperação é fundamental na estratégia de reduzir a dependência da China, investindo em produção própria, reciclagem e diversificação de fornecedores.
Durante o encontro, também foram discutidas iniciativas para ampliar o uso de biocombustíveis dentro da agenda climática global, além de reforçar as trocas comerciais entre os países.
“No marco da Aliança Global para Biocombustíveis, nossos países estão assegurando o devido espaço para essa tecnologia na agenda climática e energética global”, continuou.
O comércio bilateral já ultrapassa US$ 15 bilhões em 2025, com meta de atingir US$ 20 bilhões até 2030. O Brasil segue como principal parceiro comercial da Índia na América Latina, mostrando força na balança comercial e na cooperação internacional.
Leia mais no BacciNotícias:
- Acordo com os EUA contra crime organizado vira aposta de Lula para as eleições
- Acordo Mercosul-União Europeia será assinado neste sábado sem a presença de Lula
- Lula comemora aprovação de acordo comercial entre Mercosul e União Europeia
O post Brasil e Índia fecham acordo estratégico por minerais críticos apareceu primeiro em Bacci Noticias.
