Carnaval de Rio Branco terá mais de 900 profissionais de segurança nas ruas durante cinco noites

Operação integrada reúne forças estaduais e municipais entre os dias 13 e 17 de fevereiro para reforçar policiamento

O Carnaval 2026 em Rio Branco contará com um dos maiores esquemas de segurança já montados para o período festivo.
Operação de Carnaval é coordenada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, e reúne ações preventivas, ostensivas e de fiscalização, com a integração de órgãos estaduais e municipais. Foto: Ascom

O Carnaval 2026 em Rio Branco contará com um dos maiores esquemas de segurança já montados para o período festivo. Ao todo, 937 profissionais da segurança pública estarão mobilizados durante as cinco noites de evento, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com atuação concentrada na região central da capital.

A operação é coordenada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, e reúne ações preventivas, ostensivas e de fiscalização, com a integração de órgãos estaduais e municipais. Segundo o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, o planejamento envolve a união de todas as forças de segurança para garantir tranquilidade aos foliões.

“A segurança pública, através da Sejusp, une todos os órgãos, existindo uma congregação de todas as forças para que nós tenhamos um carnaval extremamente seguro. Nós esperamos que esse planejamento possa proporcionar para a população um carnaval tranquilo”, afirmou.

As festividades acontecem na Praça da Revolução, em frente à Prefeitura de Rio Branco, e se estendem por trechos da Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. O esquema de segurança conta com a participação da Polícia Militar (PMAC), Polícia Civil (PCAC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Detran/AC, RBTrans, Iapen e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN).

VEJA TAMBÉM: Polícia Militar proíbe garrafas de vidro durante o carnaval cultural em Cruzeiro do Sul

O Carnaval 2026 em Rio Branco contará com um dos maiores esquemas de segurança já montados para o período festivo.

Éden Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros em exercício. Foto: Italo Sousa/Sejusp

A tenente-coronel Jokebed Taveira destacou que a Polícia Militar já tem o planejamento definido para a maior festa popular da capital. “Aqui em Rio Branco, que é a maior festa, nós temos uma área já delimitada, uma organização bem efetiva, já informada e já conversada”, ressaltou.

Prevenção e resposta a emergências

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre ficará responsável pelas ações de prevenção e resposta a emergências, com foco no combate a incêndios, situações de pânico, salvamentos e atendimento pré-hospitalar. Serão empregados nove bombeiros militares por noite, com apoio de viaturas operacionais.

As equipes atuarão diariamente a partir das 16h ou 17h até as 3h da madrugada, conforme o cronograma das festividades. Antes do início do carnaval, o CBMAC realizou vistorias técnicas nas estruturas do evento, como palco e áreas de alimentação, para garantir o cumprimento das normas de segurança.

“O bombeiro é um braço operativo desse grande evento de concentração de público que vai acontecer aqui em Rio Branco e também em diversos municípios do nosso estado. O Corpo de Bombeiros está pronto para atuar frente a qualquer possibilidade e qualquer tipo de incidente”, destacou Éden Santos, comandante-geral do CBMAC em exercício.

PUBLICIDADE