Ícone do site ContilNet Notícias

“Como se estivesse renascendo”: Ferdiney Ryos volta aos palcos para o Carnaval 2026

Por Anne Nascimento, ContilNet

Ferdiney perdeu a visão do olho direito, passou pela amputação do antepé esquerdo e iniciou tratamento de hemodiálise após AVC.

Ferdiney perdeu a visão do olho direito, passou pela amputação do antepé esquerdo, iniciou tratamento de hemodiálise após diagnóstico de insuficiência renal crônica e ainda enfrentou um começo de AVC. Foto: Sérgio Vale

O Carnaval 2026 marca o retorno de Ferdiney Ryos aos palcos depois de quase oito meses afastado para enfrentar uma sequência de complicações graves provocadas pela diabetes. O cantor acreano perdeu a visão do olho direito, passou pela amputação do antepé esquerdo, iniciou tratamento de hemodiálise após diagnóstico de insuficiência renal crônica e ainda enfrentou um começo de AVC.

Mesmo com a recuperação ainda em curso, ele decidiu voltar a fazer o que mais ama. “Voltar aos palcos, para mim, é como se eu estivesse renascendo. É uma nova oportunidade que Deus está me dando de fazer realmente o que eu amo. Eu não consigo viver longe dos palcos, eu não consigo viver longe das ações sociais que eu realizo. É como se eu trocasse energia com o público e me sentisse mais vivo. A emoção é muito grande, é inexplicável.”

A rotina, no entanto, segue intensa e delicada. Ele continua fazendo hemodiálise três vezes por semana e enfrenta limitações físicas importantes.

“A recuperação física é muito longa. A ferida do pé ainda não está fechada, mas já progrediu muito. A hemodiálise é uma coisa que deixa a gente muito para baixo, muito cansado. Depois de muita fisioterapia, estou conseguindo dar umas passadas, mas não consigo me equilibrar. Estou fazendo uso de cadeira de rodas, de andador, e é muito complicado”, revela.

Mesmo assim, a relação com o público, segundo ele, permanece intacta, e ainda mais forte. “Com certeza terá um significado imensurável, porque eu vou estar com mais sede de pegar o microfone e fazer o que eu amo fazer, que é cantar. Eu tenho muito a agradecer a todo o público, a todas as pessoas que me ajudaram com oração, que me ajudaram fazendo Pix, que me mandaram mensagens dizendo ‘seja forte, Deus é contigo’. Eu não sabia a imensidão do quanto eu era querido pelo povo. Muita gente me ajudou de todas as maneiras”.

Ferdiney retorna aos palcos no Carnaval 2026. Foto: Reprodução

O cantor também fez questão de reconhecer o apoio que recebeu de empresários locais e de pessoas de fora do estado. “Alguns empresários aqui de Rio Branco também me ajudaram, pessoas de Manaus. A gratidão é imensa mesmo.”

Para o Carnaval, ele promete uma apresentação especial ao lado da banda e da cantora Carol Viana. “Podem esperar uma apresentação maravilhosa de Ferdiney Ryos e Banda, junto com Carol Viana, minha cantora. Nós preparamos uma apresentação perfeita. Vamos estar com uma surpresa boa no palco.”

Durante todo o processo, ele destaca o papel fundamental da mãe, Fátima, de 70 anos, que o acompanha diariamente. “Tenho que agradecer muito à minha mãe, que é minha companheira, meu escudo 24 horas. Ela nem um momento ficou longe de mim. Se não fosse por ela, hoje eu não estaria mais vivo”. Ao final, Ryos resume o momento como uma nova chance. “A mensagem que eu deixo para as pessoas é que vivam cada momento como se fosse o único. Ninguém sabe o dia de amanhã. Então seja feliz, ame mais o próximo”.

Programação desta sexta

A primeira noite de Carnaval começa às 18 horas com o comando do DJ Malvadeza, que anima o público até as 22 horas. Um dos momentos mais aguardados da programação acontece das 19 horas às 21 horas, com a escolha do Rei Momo e da Rainha da festa.

Na sequência, às 21h30, Álamo Kário e Banda sobem ao palco, abrindo espaço para o DJ Júlio às 22h. Às 23 horas, é a vez de Ferdiney Ryos, que retorna aos palcos após meses afastado por problemas de saúde, em um show previsto para durar até 0h30. Encerrando a primeira noite de folia, Eduardo Casseb assume o palco à 1 horas e segue até as 3 horas da madrugada.

Sair da versão mobile