Ícone do site ContilNet Notícias

Jovem Senador 2026 abre inscrições e estudantes do Acre já podem se inscrever; veja quem pode participar

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Participantes do Programa Jovem Senador 2025 no Congresso

Participantes do Programa Jovem Senador 2025 no Congresso/Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Estão abertas as inscrições para a edição 2026 do Programa Jovem Senador, voltado a alunos do ensino médio da rede pública acreana. A iniciativa oferece a oportunidade de vivenciar a rotina parlamentar em Brasília por uma semana, permitindo que os selecionados atuem como senadores. O prazo para participar vai até o dia 17 de abril, com inscrições realizadas diretamente pelo site oficial.

O projeto vai selecionar um representante de cada estado para conhecer e vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso Brasileiro. Para participar, os alunos devem ter 19 anos, completados até 31 de dezembro deste ano.

Os vencedores vão participar da Semana de Vivência Legislativa, prevista para ocorrer entre os dias 17 e 21 de agosto no Distrito Federal. As despesas de viagem, hospedagem e alimentação serão custeadas pelo Senado Federal tanto para os estudantes quanto para seus professores orientadores.

LEIA MAIS: Aos 17 anos, estudante da rede estadual do Acre é escolhida para o Jovem Senador 2025

A seleção é feita por um concurso de redação que tem como tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável” em 2026. 

Os alunos interessados passam por duas etapas de seleção, sendo uma estadual e outra realizada pelo Senado. Em 2026, a etapa estadual vai ser realizada dia 29 de maio e a nacional dia 12 de junho. O anúncio dos vencedores será feito até dia 26 de junho.

Os candidatos do Acre podem se inscrever na etapa estadual com ajuda do representante da escola que estuda. A redação deve ser encaminhada para a Secretaria de Educação do Estado (SEE). O regulamento, a ficha de inscrição e outras informações podem ser conferidas no site do Jovem Senador.

O município de Cruzeiro do Sul já teve oito representantes no programa em edições, com o maior número de participações nos anos 2011, 2013, 2015, 2018, 2019, 2022, 2023 e 2024. Rio Branco fica em segundo lugar com seis participações, e Brasiléia com uma.

Sair da versão mobile