Lula e Flávio Bolsonaro têm quase 50% de rejeição, afirma pesquisa

lula-e-flavio-bolsonaro-tem-quase-50%-de-rejeicao,-afirma-pesquisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principais pré-candidatos à Presidência da República nas eleições presidenciais de 2026, seguem com alto nível de rejeição, segundo a pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (09).

  • Pesquisa aponta Lula e Flávio Bolsonaro na frente na corrida presidencial de 2026

Em seu terceiro mandato como chefe do Executivo, 48% dos entrevistados da pesquisa afirmaram que não votarão no petista durante a seleção de seu candidato. Outros 33% afirmaram que estão decididos a votar no pré-candidato, e outros 17% cogitam a possibilidade de escolhê-lo ao Palácio do Planalto mais uma vez.

Os números de rejeição de Flávio, sucessor de Jair Bolsonaro (PL), são semelhantes, com 49% dos respondentes se negando a votar do filho 01 do ex-presidente. Enquanto isso, 18% afirmaram que vão votar no parlamentar, com 20% cogitando escolhê-lo à presidência.

13% dos votantes afirmaram não conhecer o senador o suficiente para votar, enquanto o número foi de apenas 2% para Lula.

Bipolaridade com alta rejeição

A ineficiência da bipolaridade dos partidos aponta para a busca de eleitores por um terceiro nome, que agrade tanto os interesses da esquerda como da direita. Os demais candidatos presentes na pesquisa, no entanto, não agradam.

Entre eles, aparecem os governadores Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, Ronaldo Caiado (PSD), de Goiás, Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, Romeu Zema (NOVO), de Minas Gerais, e o presidente do partido Missão, Renan Santos, entre outros, mas nenhum angariou mais que 10% das intenções de voto em algum dos três cenários simulados.

Pesquisa Real Time Big Data

De acordo com a Real Time Big Data, a pesquisa ouviu 2.000 eleitores em todas as regiões do país, por meio de entrevistas presenciais, entre os dias 6 e 7 de fevereiro. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06428/2026.

Leia mais no BacciNotícias:

  • ‘Se conhecesse a sanguinidade de lampião, não ficaria provocando’, diz Lula sobre Trump
  • Lula decide vetar projeto que amplia supersalários no serviço público
  • Trump vai receber presidente da China ainda em 2026; saiba quando