O Papa Leão XIV decidiu não participar do novo Conselho de Paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi confirmada pelo Vaticano nesta quarta-feira (18) pelo Vaticano, em nota oficial.
EUA revelam novos detalhes sobre suposto teste nuclear feito pela China
O Pontífice aponta preocupações com a iniciativa e defende que a ONU (Organização das Nações Unidas) siga como a principal mediadora em crises internacionais. O conselho, inicialmente pensado para a reconstrução da Faixa de Gaza, ganhou novos contornos e agora busca se tornar uma referência global na manutenção da paz.
O Papa havia recebido o convite no mês passado, mas optou por não integrar o grupo. A primeira reunião do conselho está marcada para esta quinta-feira (19), em Washington.
Diferente do Papa Leão XIV, outros confirmados
Enquanto a Itália e a União Europeia já confirmaram participação como observadores, o Vaticano, por sua especificidade como Estado e autoridade moral, decidiu não fazer parte do colegiado. Outras nações de peso, como Reino Unido, França e Noruega, também recusaram o convite da Casa Branca.
Leia também no BacciNotícias:
- Papa Leão XIV entra na lista dos mais bem-vestidos de 2025 da revista Vogue
- Quanto custa e como é o BMW elétrico escolhido pelo Papa Leão XIV?
- Encontro histórico: rei Charles III visita o Vaticano e reza com o papa Leão XIV
O post Papa Leão XIV não irá participar do Conselho da Paz de Trump para Gaza apareceu primeiro em Bacci Noticias.

